A Volkswagen impressiona o público com seus eventos pelo Brasil: é o Driving Experience! Exclusivo para convidados, aonde o público tem a oportunidade de conhecer e testar as tecnologias de todos os modelos Volkswagen à venda no Brasil – nacionais e importados! Uma série de atividades e um circuito pensado por pilotos profissionais fica à disposição para experimentar ao máximo as tecnologias dos carros da marca. E estiveram aqui no sul, pertinho de Porto Alegre! Nós da 1ponto8 fomos junto com o pessoal do VolksWlogger conhecer o evento!

O VW T-Cross 250 TSi foi o grande destaque da etapa gaúcha do Driving Experience 2018, que ocorreu nos dias 1º e 2 de dezembro, no Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Uma unidade do modelo esteve em exposição no evento, permitindo aos visitantes conhecer o SUV que vai revolucionar seu segmento – o T-Cross chega ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2019. Foi a primeira aparição deste modelo fora do Salão do Automóvel de SP, fomos privilegiados em conhecer o carro em primeira mão!

 

Outro destaque foi a presença de um modelo GTS Concept! A VW quer trazer de volta esta nomenclatura tão famosa nos anos 80 e 90 para o Polo e Virtus em 2019! São detalhes estéticos que deixam o visual mais esportivo: bancos tipo concha, acabamento superior com costuras vermelhas, logotipos GTS por dentro e por fora do carro, frisos e pinças de freio em vermelho… Ainda não está definido se o modelo que será produzido será exatamente como o Concept e se terá aperfeiçoamento mecânico, mas que o mítico GTS volta ao mercado é certeza!

Um piloto profissional realiza manobras radicais em um Golf GTi para demosntrar o Sistema Pró-Active, que prepara o carro para uma eventual colisão e protege seus passageiros. São alguns “cavalos de pau” e “drift” que nos fazem uma maravilhosa sensação de adrenalina! E prova a segurança do veículo, que além da estabilidade ótima ainda fecha os vidros e teto-solar, tenciona os cintos de segurança e utiliza toda tecnologia de ABS e EBD nos freios de última geração.

 

O desafio de arrancada é realizado contra um amigo, em que dois carros são colocados lado a lado para serem acelerados com toda força! Segurando o freio basta acelerar até o limite de giros. Depois é só soltar o freio e ouvir os pneus cantando e o motor desempenhando ao máximo! Diversão para ver quem ganha no final da reta!!! Fizemos nos Virtus 200 TSi – que tem motor 1.0 3 cilindros turbo de 20,4kgfm de torque, quase como 1.8 de outras fábricas.

Depois é possível acelerar forte na pista com várias trajetórias elaboradas com cones para testar a potência e estabilidade dos carros. Sistemas de segurança atuam nas manobras mais ousadas, mostrando a tecnologia dos carros. Cada participante tem direito a escolher dois modelos da linha para testar, e será acompanhado no banco do carona por um instrutor que fornece todas as informações sobre o veículo. Pegamos o Golf Variant 250 TSi (que é 1.4 turbo de 25,5 kgfm – quase os 2.0 de outras fabricantes), o Passat 2.0 TSi (de fantásticos 35,7kgfm de torque),  o Jetta 250 TSi (idem ao Golf Variant) e a nova Tiguan 250 TSi. (idem ao Jetta)

Com o objetivo de destacar os principais atributos da nova plataforma MQB, a Volkswagen deixa à disposição a estrutura aparente com possibilidade de fazer um passeio virtual em 3D dentro de um Virtus e também pela fábrica da VW.

Uma estrutura especialmente montada para testar a robustez e a tecnologia da pick-up Amarok, com exercício em inclinação íngreme, que mostra o assistente de partida em rampa (HHC): ele mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas. O segundo exercício faz com que duas rodas fiquem suspensas, mostrando a eficiência da tração 4MOTION, a rigidez torcional da carroceria e o funcionamento do bloqueio do diferencial.

Também em exposição o Golf GTE. O modelo híbrido do tipo plug-in é oferecido no mundo todo, e deve chegar ao Brasil no ano que vem. Segundo a norma NEDC, o Golf GTE pode rodar 100 km com 1,5 litro de combustível (66,66 km/l) e tem autonomia, em modo totalmente elétrico, de até 50 quilômetros. A autonomia total chega a até 939 quilômetros.

Também foram demonstrados por instrutores o Park Assist, que estaciona sozinho o carro, e mantém uma distância definida do carro da frente, onde o próprio VW acelera e freia automaticamente!

Foram mais de 20 modelos expostos (do Up! e Gol – que estão incríveis no modelo 2019 – até o Passat Blindado, passando por modelos como Saveiro Cross, Polo Beats e Tiguan Allspace R Line que possuem detalhes esportivados), entre outras atividades para toda família. O gerente de marketing da Volkswagen, Luiz Antônio Buozzi, destaca a importância do evento que, em seu terceiro ano, já passou por 18 cidades, facilitando para mais de 17 mil interessados o conhecimento e a oportunidade de avaliar os carros da marca.

Para quem quer guardar uma recordação existe um loja da marca com lembranças de seus mais de 60 anos de Brasil – do Fusca ao atual Golf GTi – com peças de vestuário adulto e infantil, miniaturas de carros, chaveiros, capas de celular, canecas, bonés, entre outros acessórios inspirados nos modelos e na história da marca.

Parabéns à todos os organizadores pelo evento, que deixou felicidade em pilotar na pista e saudade de repetir as aventuras aos participantes!

 

Texto e fotos: Marco Escada

Deixe sua mensagem