Chega um momento em que, após ter tido carros pequenos para o dia a dia, a gente quer mais espaço e valentia de nossos veículos. Passando por dificuldades com porta-malas pequenos, as peruas – ou Station Wagons – são uma alternativa para quem não quer ter a tampa de um sedã limitando algum transporte maior. Atualmente quem figura líder entre as 0km é a Fiat Pálio Weekend, que chega a custar quase R$ 80.000,00! Quase o mesmo preço da  VW Golf Variant, outra opção no mercado de novas.

Por preços bem mais acessíveis, temos alguns modelos entre as usadas – fora de linha – que são boas propostas de conforto, espaço e potência (como os já falecidas, porém lindas e confortáveis Renault Mégane Grand Tour, Toyota Corolla Fielder e Fiat Marea Weekend (que teve diversos motores – Alguém falou em Turbo? Fivetech? – uns complicados, outros mais simples e acessíveis, mas tornaram uma das peruas mais desejadas do país).

Também as importadas Hyundai i30 SW, Citroen Xsara Break. Além das mais simples Ford Escort SW, GM Corsa Wagon). E o que falar das antigas e clássicas: Santana Quantum (a última geração tinha design alinhado com o europeu), Ford Royale (Quantum da Ford – via Autolatina), Chevrolet Caravan (o mesmo belo charme do Opala) e Fiat Elba (o mesmo status de um Uno)…

Em geral todas espaçosas, mas um tanto baixas em relação ao piso, o que as torna boas para viagens apenas em asfalto plano. Ruas mal conservadas ou trechos fora da zona urbana podem dificultar as menos altas.

Para quem quer pegar uma estrada de terra até o campo precisa um pouco mais de valentia, versões um pouco mais aventureiras como as Volkswagem Parati Crossover, Track & Field e a Surf (as 3 versões mais altas e com acessórios extras), além da boa Peugeot 206 SW Escapade (modelo mundial, com freio a disco nas 4 rodas) e da nacionalizada 207 SW Escapade (ambas possuíam suspensões mais altas e independentes nas quatro rodas, aprendizado da divisão de rally da fábrica francesa). Isso sem falar das importadas de luxo como o VW Jetta Variant, VW Passat Variant 1.8T  (não aventureira, mas com bom vão livre do solo), Subaru Outback (valente motor boxer), Volvo XC70 CrossCountry e Audi A6 Avant All Road (ok, estas últimas de cara manutenção).

Aliás, a Audi lançou o A4 Avant Quattro, e a Volvo com sua novíssima V90 e a Fiat com o “New Tipo Wagon“. Sem falar que a Ford registrou o Focus Wagon, mas que não virá ao Brasil. Então a categoria não morreu no mundo ainda…

Você tem/teve/terá uma perua?

 

Qual você recomenda?

 

Foto: Volkswagen / Car.Blog.Br

#f1ponto8S #mercado #revendas #peruas #SW #carros #usados

setacompartilhe900x180px