Está acontecendo em Porto Alegre a segunda maior exposição em ambiente fechado de carros antigos da América Latina: 27º Encontro Sul Brasileiro de Carros Antigos! A capital gaúcha foi selecionada pelos organizadores do evento, que a cada edição colocam em uma nova cidade. Uma oportunidade única de ver um exposição com tantos carros raros! São quase 400 carros, motos e caminhões – alguns à venda!

O evento ocorre entre os dias 15 a 18 de novembro de 2018, no estacionamento do último andar do Shopping Bourbon Wallig (Av. Grécia, nº 1500, esquina Assis Brasil), em Porto Alegre. São veículos antigos a partir da década de 20 até a década de 80! A entrada é franca, com opção de 1k de alimento que será doado ao Asilo Padre Cacique. O horário é o de funcionamento do Shopping: das 10h às 22h de quinta à sábado e das 10h às 20h no domingo.

É histórico ver um pouco da indústria automotiva tão de perto, como o Pachard 1923 que está no térreo do shopping. Assim como os carros da trilogia “De Volta para o Futuro” DeLorean do protagonista McFly e o Ford Cabriolet Super Deluxe 1946 do vilão Biff Tannen. Também tem ilhas temáticas da Merecedes Benz, GM, BMW/MINI, Jaguar…

Os visitantes poderão fotografar (sim, nossa outra paixão: a fotografia!), além de carros históricos do início da indústria automotiva, seus esportivos famosos (importados e nacionais), carros de corrida desde os tempos das Carreteras, rally de resistência (endurance) e até mesmo Hot Rods (veículos com transformações radicalmente esportivas em modelos antigos).

Claro que não poderia faltar a feira de peças, revistas e antiguidades com o famoso “mercado de pulgas” que tanto faz sucesso entre os apaixonados por veículos e decorações antigas. Presenças importantes como do artista Roberto Muccillo vendendo diversas de suas pinturas com tema automotivo; o piloto e escritor Jan Balder, que viveu a história do automobilismo ao lado de figuras como Emerson Fittipaldi; Show de tango para encantar o público; entre outras atrações, como a ocorrida no final de semana anterior onde foi realizado um passeio com 18 carros antigos e 40 pessoas idosas nos carros de suas épocas de 20, 30, 40, 50 e 60, quando puderam reviver suas memórias!

E uma novidade: 1º Leilão MB Clube de Porto Alegre de Veículos Antigos! Tudo com uma estrutura muito bem montada para estacionar os carros dos visitantes, com muita segurança, podendo aproveitar a praça de alimentação, sala de cinema e todas as dependências do shopping.

Realizado pelo Veteran Car Club Porto Alegre, um dos pioneiros na preservação do antigomobilismo no Estado com 38 anos de atividade; e pela Federação Brasileira de Vaículos Antigos (FBVA), que teve a importância cultural da história do automóvel apoiada pela UNESCO, que declarou 2016 como oficial o Ano do Antigomobilismo decretado pela FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos).

Que honra ter exposições como esta em nosso estado! A importância é tão grande quanto a de encontros informais, onde temos os carros utilizados diariamente pelas pessoas com valor sentimental incalculável. São carros que, mesmo sem a originalidade mantida, são de grande estima pelo público e de imenso valor emocional ao proprietário. O antigomobilismo encontra diversos públicos, dos puristas aos personalizadores, mas todos são grandes entusiastas da história automobilística mundial. Que assim permaneçam por décadas e futuras com tantos carros que serão os novos clássicos para gerações que virão!

Veja mais fotos no Facebook e Instagram!

Textos e fotos: Marco Escada

setacompartilhe900x180px

Deixe sua mensagem