Comemorando os 48 anos do Autódromo de Tarumã, em Viamão/RS um grupo fechado de pilotos que fizeram parte da história do Automobilismo Gaúcho e entusiastas do antigomobilismo realizaram um TrackDay para carros antigos no mais tradicional circuito do Rio Grande do Sul. Utilizando todas as instalações, inclusive um jantar no famoso restaurante do local, foi uma comemoração ao circuito e aos amantes das corridas que viveram este meio século de emoções e alegrias!

Emocionante ver na pista tantos pilotos que marcaram época em seus carros nas antigas provas das Carreteras, nas corridas com DKW, Fuscas, Pumas Malzoni e GT, protótipos, relíquias importadas e até os nacionais dos dias de hoje da Copa Classic e a Marcas e Pilotos Gaúcho. Além das Carreteras em plena atividade e dos DKWs prontos para competição, estavam lá raridades como o Lorena GT (um fora de série de mecânica VW boxer com muito estilo próprio!); Lotus Europa Twin Cam de 1966; MG MGB da Inglaterra dos anos 70; Alfa Romeo JK 1969 que competia nos anos 70; Porsche 914 com seu motor boxer central; Jaguar E-Type dos anos 60; Mercedes-Benz 300 CE  e seu ronco dos 6 cilindros; Chevrolets dos anos 50 impecáveis; Santa Matilde e sua mecânica de Opala; Maverick GT laranja, clássico brasileiro muscle-car dos anos 70; Fusca preparado para corrida com motor AP e muito capricho; Escort 1984 com uma preparação incrível para corrida; Também alguns carros do Campeonato de Marcas, como Gol, Celta, Passat, Peugeot 206, Chevette… e alguns Veloce – protótipos exclusivos de competição.

E fizeram bonito, fazendo voltas rápidas com o conhecimento necessário para desafiar as curvas e rasgar a reta dos boxes com pé no fundo! A segurança está sempre em primeiro lugar nestes 48 anos e o Autódromo de Tarumã está de parabéns pela organização para que tudo terminasse de forma perfeita como sempre.

Como se não bastasse tudo isso, o passado e futuro estavam presentes: junto aos clássicos antigos estavam carros no auge da tecnologia contemporânea como uma Lamborghini de competição Gran Turismo e o futurismo de um BMW i8 de motor elétrico! É como estar no filme “De Volta para o Futuro”, com uma espécie de “DeLorean” vindo de 2020 para pleno automobilismo em 8 de novembro de 1970!

E nós da 1ponto8 tivemos a oportunidade de dirigir no circuito: à bordo de um Fusca 1962 – apelidado carinhosamente de “Perigoso” – pilotado pelo próprio dono Iuri Sant`Ana (que possui um canal próprio em diversas redes sociais: VolksWlogger), foram dezenas de voltas na pista para diversão e realização destes apaixonados por carros! O “Perigoso” tem motor boxer refrigerado à ar 1600 cilindradas, de dupla carburação com leve preparação para aumento de potência. Calçado em belas rodas Fuchs de Porsche, rebaixado e de bons freios à disco, foi possível fazer um belo traçado com velocidade adequada para amadores como nós. Mas de felicidade que não cabia no peito e lembrança que ficará para sempre em nossas memórias!

Basta nos seguir nos seguintes links – e deixe seu “like” ou comentário:

Instagram (@f1ponto8s e @VolksWlogger)

Facebook (f1ponto8s e VolksWlogger)

YouTube (f1ponto8s e VolksWlogger)!

Para quem tiver oportunidade de ir a eventos como este ou provas do calendário do automobilismo fica a dica: compareçam sempre nestes eventos para mantermos o automobilismo em alto nível! São experiências ótimas para toda a família! Com certeza momentos que serão lembrados, vivenciando a história e cultura automotiva no local com toda segurança e infraestrutura planejada.

Vida longa ao automobilismo gaúcho!!!

Nosso muito obrigado ao Matheus Jaeger da Dekabras (faltou um carro do pentacampeão Fernando, quem sabe o número 5 Faísca!); ao também multicampeão Teodoro Juanez, que fez seu DKW número 88 correr bonito no circuito; ao também campeão Carlos Eugênio Leonardo, conhecido como “Ratão”, da Chevrolet 1936 “Escandalosa” (que honra ter o adesivo da #1ponto8 colado na janela da Carretera histórica!); ao Leandro  Sanco, que em seu livro conta como um pouco da história de cada piloto gaúcho e como  é crescer neste ambiente maravilhoso do automobilismo; e a todos os amigos que conversamos e vivemos este dia tão especial!

Mais fotos das corridas neste link da fanpage no Facebook e no Instagram f1ponto8s.

Crédito de todas a fotos: Marco Escada (uso apenas com autorização)

Deixe sua mensagem