A StockCar teve a quinta etapa de 2018 – sua segunda etapa no Rio Grande do Sul – no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, que já sediou 17 corridas da principal categoria do automobilismo brasileiro. As corridas da StockCar e a Campeonato Brasileiro de Marcas que aconteceram no final de semana de 19 e 20 de maio foram marcadas uma chuva intermitente durante todo o sábado e limitou o andamento das atividades de pista. Por isso, a Vicar Promoções Desportivas, organizadora das categorias, e a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), decidiram pela alteração nos horários da programação, adiando as classificações das duas competições para o domingo (20). 

Assim como em Porto Alegre, em Santa Cruz do Sul também aconteceu a ação ‘Mecânico por um Dia’, em que os torcedores tiveram a experiência de trocar um pneu do carro de Stock Car, exatamente como os mecânicos fazem nos pit stops durante as corridas. Os mais rápidos receberam ingressos para assistir a etapa. A concentração de alguns dos carros da principal categoria do automobilismo brasileiro atraiu curiosos à Praça Getúlio Vargas, onde fica a Igreja Matriz.

O público pôde interagir com os pilotos Daniel Serra – líder do campeonato -, Max Wilson, Ricardo Maurício e Cesar Ramos, que compareceram ao local e instruíram alguns torcedores a proceder com a troca de pneus no carro de Stock Car. Em seguida, os carros de corrida realizaram uma carreata pelas ruas do Centro, com apoio da Brigada Militar.

A principal categoria do automobilismo nacional estará 3 vezes no RS este ano. Estaremos fazendo a cobertura no Velopark, Santa Cruz do Sul e em Tarumã!!! E estamos com intenção de ir em outros autódromos do país, aumentando assim nossa cobertura!

 

Classificatória

Marcos Gomes, campeão de 2015, piloto da Cimed Chevrolet Racing Team,  fez sua primeira pole no ano, superando o atual campeão Daniel Serra por apenas 0s006, e foi Pole Position Hero da Stock Car desta etapa!

Ao final do Q1, passaram Campos, Gomes, Serra, Cacá, Barrichello, Pizzonia, Cesar Ramos, Átila, Camilo, Foresti, Bruno Baptista, Ricardo Maurício, Navarro, Zonta e Max Wilson. Daniel Serra voou na pista de Santa Cruz do Sul e fez 1min19s928. Restava Marcos Gomes. O campeão de 2015, então, superou o de 2017 com duas parciais voadoras e cravou 1min19s922, superando o piloto da Eurofarma por míseros seis milésimos de segundo. Campos, Max, Átila e Thiago Camilo fecharam os seis primeiros do grid de largada.

Vitória brilhante de Marcos Gomes na primeira prova!

Marcos Gomes confirmou a pole position e venceu praticamente de ponta a ponta a primeira corrida da quinta etapa, Líder do campeonato, Daniel Serra foi o segundo colocado, seguido de seu companheiro de equipe Max Wilson fechando o pódio. 

Thiago Camilo tocou em Ricardo Zonta na entrada da cruva 1 e o paranaense da Shell Racing rodou na pista. Rubens Barrichello diminuiu o ritmo com um problema mecânico e foi direto para os boxes para que a equipe Full Time Sports tentasse resolver o problema a tempo de o campeão de 2014 largasse na segunda prova.

Um acidente na 23ª volta, na curva 1, tirou três pilotos da pista de uma só vez: Vitor Genz, em décimo, colocou do lado de Cacá Bueno, que fechou a porta; ambos se tocaram e na batida acabaram acertando o carro de Bruno Baptista, obrigando a entrada do carro de segurança. A relargada aconteceu a pouco menos de três minutos para o fim da prova, com a vitória de Marcos Gomes, praticamente de ponta a ponta. Daniel Serra somou mais bons pontos para sua liderança no campeonato com o segundo lugar, seguido por Max Wilson fechando o pódio.

Átila Abreu venceu na segunda prova!

Quem comemorou no topo do pódio da corrida 2 foi Átila Abreu. O piloto da Shell Racing usou de estratégia, uma excelente parada de box, um carro competitivo e um recurso presenteado pelo público: o Fan Push, que dá a seis pilotos eleitos por etapa um acionamento extra do botão de ultrapassagem. Foi fazendo uso disso que o sorocabano conseguiu a ultrapassagem sobre Thiago Camilo para vencer pela primeira vez na temporada.

Antes da largada, os pilotos Bia Figueiredo, Bruno Baptista, Nonô Figueiredo, Rubens Barrichello, Átila Abreu e Ricardo Maurício foram os premiados com o Fan Push pela votação popular no site oficial da Stock Car e ganham um acionamento extra do botão de ultrapassagem. Para um deles, este detalhe seria fundamental.

Felipe Lapenna manteve a liderança em uma primeira volta com alguns acidentes. Rafael Suzuki, Lucas Foresti, Ricardo Maurício, Bia Figueiredo, Tuka Rocha, Denis Navarro e até Max Wilson se envolveram em batidas ainda na primeira volta, forçando a entrada do carro de segurança. Ao final da corrida Átila concluiu a ultrapassagem sobre Camilo usando o Fan Push. Fraga aproveitou a disputa e se juntou à dupla de líderes em terceiro lugar.  Marcos Gomes, Daniel Serra, Rubens Barrichello, Cesar Ramos, Felipe Lapenna, Julio Campos e Valdeno Brito fecharam os dez primeiros da prova.

Classificação do Campeonato:
1. Daniel Serra – 152 pontos
2. Marcos Gomes – 109
3. Felipe Fraga – 91
4. Max Wilson – 90
5. Julio Campos – 87
6. Cacá Bueno – 80
7. Rubens Barrichello – 80
8. Lucas di Grassi – 68
9. Thiago Camilo – 66
10. Átila Abreu – 63

 

Novamente vitória de Vicente Orige no Brasileiro de Marcas

Também esteve muito bem representada a outra grande categoria do automobilismo nacional:Campeonato Brasileiro de Marcas. Neste ano tivemos três as marcas participantes da competição: Chevrolet Cruze, Ford Focus e Renault Fluence (em 2017 o Honda Civic deixou de participar, e neste ano foi o Toyota Corolla). O público torcia fortemente para suas marcas preferidas, levando à rivalidades divertidas nas arquibancadas!

A corrida do Campeonato Brasileiro de Marcas em Santa Cruz do Sul (RS), válida pela terceira etapa da temporada 2018, teve mais uma vitória de Vicente Orige. O catarinense da JLM Racing largou da pole position, mas teve trabalho para garantir o degrau mais alto do pódio. Isso por conta de uma luta intensa pela vitória com Rafael Iserhard, piloto de Santa Cruz do Sul que fez no final de semana a sua estreia na categoria.

Por causa das chuvas que caíram no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul na sexta-feira e no sábado, a programação teve de sofrer alterações para que a classificação e a primeira corrida fossem realizadas neste domingo (20). Assim, a segunda corrida será disputada em data posterior a ser divulgada pela organização do evento.

O Campeonato Brasileiro de Marcas volta à região Sul do país no dia 21 de outubro em Viamão/RS, no tradicional circuito de Tarumã.

Na classificação do campeonato, Orige soma agora 104 pontos, contra 86 de Guilherme Reischl, o novo vice-líder. Raphael Campos sobe também para o terceiro lugar com 73.

Classificação do Campeonato:
1. Vicente Orige – 104 pontos
2. Guilherme Reischl – 86
3. Raphael Campos – 73
4. Enrico Bucci – 68
5. Marcio Basso – 68
6. Roberto Hofig – 52
7. Humberto Biesuz – 36
8. Higor Hoffmann – 18
9. Rafael Iserhard – 14
10. Ayman Darwich – 12
11. Luiz Gustavo Turmina – 0

E nós da 1ponto8 queremos assistir todas as etapas (exceto as noturnas) em companhia com os amantes do esporte! Se liga no calendário aqui na página e vem assistir em nosso próprio ambiente, com muita conversa entre fãs, comendo pipoca e quem sabe fazendo um churrasco!

Assine o canal gratuitamente (clique aqui) e vem com a gente!!!

 

Fotos e texto: Marco Escada

Fonte principal: Vipcomm Assessoria de Imprensa e Conteúdo

setacompartilhe900x180px

Deixe sua mensagem