Como sempre afirmamos: para realizar boas fotografias basta a pessoa ter sensibilidade e um pouco de conhecimento técnicoO olhar do fotógrafo é o mais importante. Mas uma boa lente ajuda. E a maioria já está com abertura f/1.8! (sim, de onde vem nosso nome do portal!) Para estudar fotografia, basta vir às nossas oficinas e aulas da f1ponto8s (clique aqui)! 

Mas quais os smartphones com boas câmeras temos disponível no Brasil em pleno 2018?

Huawei com melhor câmera do mundo: Leica

A gigante chinesa Huawei anunciou que está preparando seu retorno ao mercado de smartphones no Brasil: e com o modelo P20 Pro, um aparelho top de linha conhecido por liderar definitivamente o ranking das melhores câmeras de smartphone do mundo.

A marca que vem revolucionando fora do Brasil e já é a de maior destaque entre os amantes da fotografia é a Huawei, que com os modelos P9, P9 Plus, P10, P10+ e os lançamentos Mate 10 Pro e Mate10 Porsche Design. são os smartphones com melhores câmeras do mundo! Isso graças à parceria com a lendária fabricante de máquinas fotográficas e lentes Leica.

Crédito da imagem: Popular Science

Com um desenvolvimento exclusivo de operação com três lentes simultâneas:

  1. a principal é uma de exagerados 40MP f/1.8  com um grande sensor de 1/1,78″ (quase o dobro dos outros celulares top de linha), captando as cores RGB;
  2. outra lente de 8MP para efeitos teleobjetiva, com abertura f/2.4 e sensor de 1/4,4″;
  3. e outra de 20MP f/1.6 com sensor 1/2,78″ capta em PB (tons de cinza) a imagem em preto e branco é usada apenas pelo software para ganho de contraste e nitidez;
  • todas captam com estabilização óptica por , possibilitam um nível de detalhamento nunca antes visto em um celular. Baixo ruído de ISO e possibilita zoom nas fotos sem distorção. Fotografam em RAW com modo manual, realmente para entusiastas e fotógrafos! Não chega a qualidade de uma câmera DSLR profissional, mas para smartphones é o que há de melhor em 2018!

Mais detalhes técnicos: A Huawei usou a tecnologia Pixel Fusion para usar pixels de hardware como um pixel maior, dando surpreendentemente grandes 2,0 μm pixels. Para torná-lo comparável, as melhores câmeras de celulares têm no máximo um pixel 1,4 μm (quanto maior o pixel, mais luz ele recebe, mais informações o telefone pode produzir). Isso faz tirar boas fotos no escuro e também auxiliado por uma inteligência artificial o software calcula e ajusta a imagem captada da melhor maneira possível para um celular. Nada mal para fotografia de amadores e entusiastas!

Smartphones da Samsung continuam se destacando

Já a Samsung se mantém entre as melhores câmeras em celulares do mundo com o top de linha Galaxy S9, S9+, e o Galaxy Note 8, pois também tem câmera dupla com uma lente grande angular com abertura f/1.7, e outra teleobjetiva com abertura f/2.4, ambas equipadas com um sensor Dual Pixel com Auto Foco e Estabilização Óptica.

Juntas, as câmeras permitem que o usuário aplique zoom óptico de 2x ou um efeito de foco em que o plano de fundo fica borrado e o primeiro plano fica em destaque. Mas o que realmente chama a atenção no S9+ (e também no S9) é a abertura variável. A câmera principal do S9+ pode ajustar a abertura do diafragma, ficando em f/1.5 para capturar mais luz em ambientes escuros, ou em f/2.4, para preservar a nitidez em ambientes mais claros. O ajuste pode ser feito manualmente ou automaticamente.

Os sensores de 12 MP na traseira do top de linha da Samsung e 8MP f/1.7 na dianteira são de excelente qualidade. O tempo que você leva em um Note 8 ou S7, S7 Edge, S8 e S8+ entre abrir a câmera e disparar a foto é o menor que há em um smartphone atual.

Crédito da imagem: androidcentral.com

As lentes com abertura f/1.7 e pixels maiores de 1.4µm, que captam muito mais luz. Independente da luz, o resultado final serão fotos claras e com boa nitidez. Outros celulares da Samsung também se saem muito bem na qualidade de fotos, como a linha Galaxy J (J5, J7 e suas variantes como o J7 Prime ou o Pro) e A (A5, A7, A8 Plus e A9).

Também no topo da lista sempre estão os da LG

Já o LG G7 e G6 mantém a tradição de ser uma das melhores câmeras do mercado – desde o LG G2, G3 (com lentes de cristal safira) e o G4 e G5, são as melhores câmeras em celulares do mercado segundo avaliações de especialistas – e fazem fotos em RAW!

Quase sempre saem como vencedores em testes comparativos no mundo inteiro por das suas câmeras e recursos fotográficos; A última geração do LG G5, G6 vem com 2 câmeras traseiras: para ter opção entre uma grande-angular de 135º f/2.4 ou a potente 16 megapixels f/1.8. E a Câmera frontal de 5 megapixels com abertura f/2.2. No lançamento G7 ThinQ são duas câmeras principais de 16 MP + 16 MP (nas mesmas funções de uma normal e outra “ultra-wide”) e a câmera frontal passa para 8 MP.

Além de tudo o LG G6 é resistente à água e poeira, com capacidade de ficar submerso (até 1,5m) em água doce por até 30 minutos. Assim como os demais celulares top de linha do mercado, smartphone LG também filma em 4K, tem flash LED duplo, estabilização óptica de imagem e HDR. Outros celulares deles também são muito bons nas fotos, como o LG Q6.

Lente dupla traseira do LG G5, com foco laser e duplo flash LED. Crédito da imagem: andro4all

 

Moto no mesmo patamar, ainda mais no modelo com lente Hasselblad

Os Motorola em geral possuem ótimas câmeras, desde a linha G4, G5, G6 e suas variantes S e Plus. São ótimos “custo x benefício”, O G6 possui câmera frontal de 8MP com flash, abertura f/2.2 e ângulo mais aberto de 80º e traseira dupla de 12Mp + 5MP com filmagem 4k.

Os celulares como os Moto Z e Moto X, com foco laser, modos manuais e incrível processamento de imagens ainda inovam com os snaps: são gadgeds que acoplam na traseira do celular e o transforma uma câmera com a marca mais respeitada pelos fotógrafos no mundo: Hasselblad. (sim, a Ferrari das câmeras fotográficas, a empresa que produz as melhores câmeras profissionais em todos os tempos).

câmera com lente teleobjetiva de Zoom Óptico de 10x da Hasselblad (não estamos falando do zoom digital, que apenas amplia a imagem reduzindo qualidade) se projeta e realmente buscam a imagem com uma espécie de luneta. Só assim é possível captar aproximação com riqueza em detalhes. Até porque utiliza lentes próprias, de altíssima qualidade, e fazem toda diferença em qualidade de fotografias.

Possui exclusivo flash em Xenon, melhor e mais potente que os tradicionais LEDs dos demais aparelhos, além da pegada emborrachada, em que até o peso ajuda a firmar na mão.

Apesar de sua abertura não ser a melhor com escuros  f/3.5 sem zoom até f/6.5 no zoom máximo, continua proporcionando boas imagens. (Para entender melhor, assine nosso canal e fique por dentro de nossa Oficina f1ponto8s!) 

Crédito da imagem: meiobit.com

Aliás é possível gravar imagens em RAW para tratar no Photoshop ou Lightroom depois. Esse formato de imagem é o preferido por fotógrafos por manter os dados da imagem com maior detalhamento possível, sem a compressão e ajuste automático do JPG. Por isso é tão utilizado profissionalmente, pois o RAW mantém a imagem com a melhor qualidade possível mesmo após ajustes, detalhando áreas claras e escuras com mais precisão.

Alguns outros celulares são capazes de gravar neste tipo de arquivo, como os LG G4, ao G6, Samsung S6 ao S9+, ASUS Zenfone 3 Zoom, entre outros mais antigos.A Google está prometendo um aplicativo capaz de fazer qualquer Android capturar em RAW, mas ainda é versão de testes.

 

ASUS surpreende em todos os sentidos

ASUS Zenfone 5 e 4 estão ainda melhores que os já bons ASUS Zenfone 2 (tanto Laser quanto o Selfie), e o Zenfone 3 (aliás, o Zenfone 3 Zoom de 2x), ambos com ajustes manuais ótimos. O atual ZenFone 5 possui câmera dupla principal de 12 MP (ótimo sensor de 1/2,55” e abertura de f/1.8) + 8 MP (grande-angular, com sensor de 1/4” e abertura de f/2.2), além da frontal de 8 MP.

O desempenho dele em testes oficiais coloca entre as primeiras posições, atrás apenas dos top de linha das outras marcas. Resumindo: é o melhor intermediário pelo valor dele com uma das melhores câmeras atuais!

Crédito da imagem: kimovil

Como no ASUS Zenfone 4, ele possui sensor Sony IMX362 de pixels maiores (µ1.4), abertura de f/1.8 e várias funcionalidades para fotos perfeitas. São duas câmeras na traseira: uma principal, de 12 megapixels, com lente de abertura f/1,8; e uma secundária, de 8 megapixels, que acompanha uma grande angular de abertura f/2,2. Outro detalhe legal do ASUS Zenfone 4 é que uma das lentes é Wide Angle com 120°, capaz de aumentar o campo de visão, mas com perda de qualidade de imagem neste caso. Destaque também para a câmera da frente, pois o sensor de 8 megapixels além de captar boas fotos, traz o Modo Retrato. E no modelo Zenfone 4 Selfie Pro conseguiram inovar sendo o primeiro aparelho no mundo a fazer vídeos em 4k com a câmera frontal! ASUS realmente produz smartphones com exclentes câmeras,e além disso são os melhores “custo x benefício” em questão de qualidade de câmera e preço praticado no mercado.

 

Sony coloca os seus sensores nas melhores câmeras

A Sony sempre se destaca por suas câmeras (vide os tecnológicos Sony Xperia Z3+ e Z5, que disponibilizam sensores para vários outros fabricantes), um exemplo é o Xperia XZ, que tem um sensor principal de 23MP (isso não significa ser melhor, apenas maior) e, por isso, faz fotos grandes e cheias de detalhes. Outro diferencial é câmera lenta 4k muito eficiente, disparada a melhor disponível em celulares.

O Zperia XZ se orgulha por dizer ter uma câmera quase profissional, com ISO que chega a 12.800 para fotos com baixa luminosidade, e tecnologia de triplo sensor para garantir a qualidade das fotos em diversas situações, sejam elas em movimento ou com variações de luz ou de objeto central da foto. Um dos sensores, o RGBC infravermelho, busca reproduzir cores com fidelidade, independentemente da luz ambiente com autofoco laser, sendo uma das mais rápidas do mercado.

Crédito da imagem: directd.com.my

iPhone nunca estará por baixo

Se dinheiro não for problema, não poderia ficar de fora os iPhone desde o 7 Plus até o iPhone X, com suas câmeras iSight, que conseguem capturar imagens com qualidade e riqueza de detalhes. Conta com sistema dual câmera de 12MP e frontal de 7MP, de qualidade perfeita. O iPhone 8 Plus finalmente chegou com a abertura já vista em Androids, mas primeira vez em um iPhone: f/1.8 (apesar de cobiçados, os iPhone 6 e 7 não possuiam tanta abertura). Possui flash com 4 LEDs e foca muito rapidamente. Assim como outros celulares recentes, ele também tem câmera dupla na traseira, sendo uma das lentes grande-angular, de abertura f/1.8, e a outra teleobjetiva, com f/2.8. O sistema duplo de lentes ajuda a fazer fotos com o fundo desfocado, aquele efeito bokeh, conhecido das câmeras DSLR.

iPhone 8 Plus vs iPhone X. Crédito da imagem: Tecmundo

 

Mas lembre-se: o olhar continua sendo humano, portanto, vamos estudar fotografia! 😉

Esta matéria não tem patrocínio, apenas queremos mostrar os diferencias destes aparelhos.

#f1ponto8s

Texto: professor de fotografia Marco Escada

Imagem de capa: frame de Marques Brownlee: Huawei P20 Pro Review: The Triple Camera Smartphone!

Deixe sua mensagem