As rodas de liga leve estão deixando de ser um acessório para ser item de fábrica na maioria dos carros (exceto populares como Renault Kwid, que disfarçam a de ferro com super-calotas que cobrem toda estrutura e enganam bem pelo visual). Mas o fato de estarem colocando de série rodas com baixo peso e boa resistência é um fato a ser elogiado! O design tenta passar a personalidade de acordo com o público de cada tipo de veículo.

VW Virtus é um exemplo de como estão vindo com belas rodas. Foto: QuatroRodas

Ford Fiesta ST tem rodas marcantes! Foto: MotoringResearch

Algumas rodas originais, como as do Uno 1.5R, Gol GTi, Ka XR, Kadett GSi, Corsa GSi, Monza SR… são históricas! Apesar de fazerem muitas réplicas, nem sempre com bom acabamento.

Exclusiva 3 raios duplos. Foto: GaragemDoBellote

Ka XR com rodas só para este modelo. Foto: FlatOut

Monza S/R e as icônicas rodas esportivas. Foto: Pastore

Recém sairam de linha, mas ainda brilham nas ruas com suas lindas rodas:

Fiat Linea com sua elegância e esportividade simultâneas até nas rodas. Foto: Divulgação.

Fiat Punto T-Jet e Bravo Sporting bem calçados. Foto: Vrum

Chevrolet Vectra GT-X e as rodas escurecidas da GM. Foto: Autorealidade

VW Parati Track & Field tinha versões com rodas claras ou escuras. Foto: Divulgação VW.

Mas também existem as clássicas de tunning (de marcas como Scorro, TSW, BBS). Questão de estilo! Existem diversas marcas para escolher a que mais combina com seu estilo e com as linhas do carro. Por muito tempo eram apenas na cor de alumínio, mas hoje já podem ser pintadas em cinza escuro, pretas, polidas nas extremidades (diamantadas), ou até com cores mais vivas para chamar a atenção nas ruas!

Scorro fabrica para diversas fábricas nacionais desde os anos 70. Foto: Estadão

TSW é uma respeitada grife em rodas esportivas. Foto: BlogJJ

BBS produz para as fábricas de superesportivos. Foto: lapetitewebagency

Muitas rodas originais que são fantásticas, e só ficam legais para os modelos nos quais foram lançadas. Algumas até são aceitáveis em outros carros da mesma fabricante, mas quando param em um carro de outra fábrica ficam destoantes…

Rodas de Fiat Punto T-Jet, mais modernas, porém em um mais Fiat Mille mais antigo: ficam harmônicas sendo da mesma fabricante. Foto: Carangoweb

O profissional responsável pelo design automotivo pensa em como fica a combinação das linhas do carro com a estética da roda, e muitas vezes entra para história!

Gol GTi e a famosa Orbital; Kadett GSi e outra clássica dos anos 90. Foto: QuatroRodas

E as tunning geralmente combinam com estilo do dono que deseja colocar sua personalidade no carro! São extremamente chamativas, geralmente gigantes, as vezes ultrapassando o limite da caixa de roda do veículo. Mas para questões de dimensões de rodas e pneus iremos falar em outra matéria. Aqui fica valendo os encontros automotivos e exposições!

Tunning exige rodas grandes e de preferência cromadas! Foto: Caculadepneus

Vale esse investimento no seu xodó, para ser feliz rodando com os amigos!

Foto: Marco Escada

 

 

setacompartilhe900x180px

Deixe sua mensagem