Placa Preta: O veículo tem que ter mais de vinte anos, conservando no mínimo 90% de suas características originais de fabricação…

Finalmente alguns carros sairão de linha nos próximos meses! Afinal, é preciso evoluir em segurança, economia e emissão de poluentes. A tendência é o downsize dos motores, com 3 cilindros, por exemplo. Sem falar em questões de design e tecnologias embarcadas. Imagine que tem carro sendo vendido como 0km, mas com projeto de mais de 20 anos! Exatamente como alguns exemplares de 1996 de colecionadores.

Chevrolet Classic: projeto dos anos 90, teve a vida alongada por muitos facelifts, vende por ser barato e com bom porta-malas. Mas já ultrapassou o limite do bom senso.

uol_carros_classic

Crédito da foto: UOL

Chevrolet Celta: o mesmo projeto do século passado, derivado do Corsa de primeira geração. Apesar de nova mecânica, sua estrutura já é cansada até aos mais fiéis à marca. Na Argentina ele nem é considerado Chevrolet, tendo nome de Suzuki Fun. Finalmente saiu de linha para entrada do moderno Onix.

esertao_novo-celta-2015

Crédito da foto: éSertãohttp://www.esertao.com.br/fim-de-producao-gm-retira-chevrolet-celta-de-seu-site-oficial/

Fiat Palio Economy: Antiga geração sendo vendida até pouco tempo atrás. Uma boa opção de carro popular, substituindo o Mille. Mas o Mobi veio para evoluir essa categoria da montadora italiana.

Crédito da Foto: AutoSegredos

Crédito da Foto: AutoSegredos

Fiat Siena: Semelhantemente ao Palio Economy, um sedã que já foi superado dentro da própria fábrica. Estranho ainda valorizarem – e muito – seus irmãos Weekend e Strada, sendo que partem da mesma antiquada plataforma.

icarros_Siena

Crédito da foto: iCarros

Renault Clio: Até que enfim! Um carro que merece todo respeito, por inaugurar o nicho de compacto premium no Brasil, quando era um carro com muitos requintes para a época. Foi sendo depenado com o passar dos anos e hoje amargura 2 gerações atrás do europeu.

Crédito da foto: iCarros

Crédito da foto: iCarros

Dizem que alguns carros mais modernos, como os Fiat Bravo, Linea e Punto, sairão de linha para entrada da nova geração do Fiat Tipo (não faça qualquer lembrança do modelo que tinha combustão espontânea!). Esta nova linha que foi inaugurada na europa tem tudo para trazer a família inteira: sedã, hatch e perua! É a tendência de renovação de linha globalizada, como estão fazendo a GM, a Ford e a Volkswagem. Porém, ainda existem carros obsoletos que convivem com até duas gerações à frente, sendo todas comercializadas, como a Hyundai Tucson / ix35 / New ix35?! Não são ruins, apenas defasadas diante de modernos lançamentos. Todos os citados foram e continuam sendo bons carros, mas tudo evolui e as necessidades do mundo mudam.

Chega de carroças, né Collor?! Avante evolução!

Crédito da foto de capa: CarBlog