Quando eu estava na busca por entrevistar alguém do mundo automobilístico veio a ideia: procurar o Marco Escada.

Como todos sabem, se não sabem agora terão ciência, o automobilismo é um ramo restrito, que se divide em pequenos grupos, onde a maioria das pessoas se firma por meio de contatos. Entrar nos clubes, grupos e confrarias sem um QI (quem indica) requer muita cara de pau, persistência e paciência. Se você não tiver nenhuma destas características já aviso aqui: desista! Você vai quebrar a cara…

_dsc0841-4

Artista visual, fotógrafo, professor, empreendedor… e apaixonado por carros!

Voltando ao Marco pensei: porque entrevistá-lo? O que ele faz de especial no automobilismo que os outros já não o fazem? Porque conhecer ele?

Um cara de estatura mediana e com jeito de nerd, ele representa a antítese do biotipo dos amantes de carros e fotógrafos… (malandros, descolados, etc…). Daí veio a surpresa:

Eu li o currículo cara…p*# que pariu! Ele tem muita bagagem! De office boy quando adolescente a fotógrafo profissional, Marco Escada acumula uma história de dar inveja…

Nascido em Porto Alegre em janeiro de 1979, Marco se formou no curso técnico de publicidade e propaganda; e deu continuidade se especializando na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), passando por um período na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Procura colocar todo seu conhecimento nas fotografias que realiza.

Procura colocar todo seu conhecimento nas fotografias que realiza.

Como experiência profissional ele atuou como diretor de arte no mercado publicitário por mais de 10 anos, atendendo grandes empresas nacionais. Foi sócio-fundador de uma empresa diferente de tudo que já tinha visto: durante 6 anos se dedicou ao seu estúdio de artes aplicadas à propaganda, arquitetura, decoração e design; incluindo o desenvolvimento de capas para CDs e DVDs de alguns artistas famosos no Brasil.

Formado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS), hoje ele também cria e expõe suas obras de arte, trabalha com projetos inéditos de fotografia artística/sensitiva (vide Fantástico da Rede Globo do dia 26/jun/2016), ministra aulas em faculdades e é fundador, fotógrafo, professor e gerador de conteúdo do portal automotivo f1ponto8s.

Exposição com suas intervenções sobre fotografias.

Exposição com suas intervenções sobre fotografias.

Requisitos para ser um profissional respeitável ele tem, mas afinal de contas quem é o Marco como pessoa?

Um cara calmo, compenetrado, sociável, intelectual, educado, apreciador das coisas boas e dos momentos, ele também se considera intolerante quando está dirigindo no trânsito ferrenho. Mas acima de tudo ele é um cara Cristão! Acessível e simples o Marco fala de suas experiências profissionais e pessoais como se fosse um guri que está começando agora no seu primeiro emprego.

Resgatando a sua infância ele contou que brincava com carrinhos como todo bom menino e sonhava em ser caminhoneiro! Pode isto? Viciado em automobilismo desde criança, ele ainda partilhou que pediu para seu pai para cancelar a assinatura da Revista do Palhaço Alegria em prol da Quatro Rodas… quem nunca desejou fazer isto, né?

marcoescada-2608

Hoje ele adora fazer fotos em movimento, como sempre olhava nas revistas!

Na adolescência ele começou a desenhar carros inspirado por revistas de carros e tornou isto como parte de seu passa tempo; e por vezes se arriscava criando modelos como Ferrari perua, etc…

De carro sabemos como e quando o Marco começou a apreciar e se dedicar, mas a paixão por fotos, de onde surgiu?

Durante sua formação acadêmica o interesse por fotos foi sendo despertado e então veio a busca por cursos fotográficos. Durante a palestra de um dos cursos de fotografia, o Marco conheceu um Coach; A partir deste momento ele obteve um direcionamento profissional, onde surgiu a ideia de trabalhar com fotografia. Após dois anos de trabalho com formação pessoal e profissional surgiu a ideia de juntar suas duas maiores paixões: foto e carro! Por isso a criação de um site que unificasse tudo isto: matérias sobre carros e ensinamentos para boas fotografias!

_ESC8704-30

Se sente realizado ao cobrir corridas nos autódromos!

lens

 

Com o empreendimento do f1ponto8s desde o início de março deste ano, o Marco busca um mercado totalmente diferente dos outros sites automobilísticos: a pessoalização da história do carro com seu dono, curiosidades do mundo automotivo, além de cursos para aprender a fazer fotos qualificadas de seus carros!

 

A Oficina f1ponto8S está aberta para quem quiser aprender a usar câmeras e celulares com aulas e saídas fotográficas para ganhar prática e confiança! Basta ser assinante “Insano” do portal e ainda ganhar brindes e exclusividades! (clique no logotipo ao lado e saiba todos os detlahes!)

 

DSC_4557-2

Até o momento não conseguimos identificar alguém que preste este tipo serviço e, por ser considerado um inovador de mercado, a entrevista com o Marco Escada se tornou tão interessante…

Crédito da foto: Larissa Bordignon

Crédito das fotografias de ensaio: Larissa Bordignon

Fotografias: Marco Escada

Entrevista: Paulo Elias