Está acontecendo em Porto Alegre o maior evento de exposição de carros antigos nos últimos vinte anos, segundo informações de colecionadores. A capital dos gaúchos não vivencia um momento como este há décadas, pois existem diversos encontros, e até mesmo exposições no interior do Rio Grande do Sul, mas não uma grande exposição na principal metrópole do estado, com curadoria cuidadosa e carros selecionados pelo ótimo estado de conservação. É museológico, histórico e preciso todos os dados de cada carro exposto, sendo a maioria de placa preta – que significa ter 90% de sua originalidade restaurada.

_ESC2914-3

_ESC3347-65

O evento ocorre entre os dias 8 a 10 de julho de 2016, no estacionamento do 4º andar do Shopping Bourbon Wallig (Av. Grécia, nº 1500, esquina Assis Brasil), em Porto Alegre. São veículos antigos a partir da década de 20 até a década de 80! Em sua grande maioria carros, mas também encontrará motos e até mesmo bicicletas raras. A entrada é franca, no horário de funcionamento do Shopping. Não deixe de visitar e fotografar muito!!!

_ESC3298-57

_ESC3320-60

Os visitantes poderão fotografar (sim, nossa outra paixão: a fotografia!), além de carros históricos do início da indústria automotiva, seus esportivos famosos (importados e nacionais), carros de rally de resistência (endurance), jipes militares da 2ª Guerra Mundial e até mesmo Hot Rods (veículos com transformações radicalmente esportivas em modelos antigos).

_ESC3158-35

_ESC3259-50

A iniciativa é do Veteran Car Club do Brasil RS, que surgiu em 1979 com a intenção de preservar o patrimônio cultural e mostrar a evolução do design automotivo. Hoje possui mais de 300 associados e faz parte da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). A importância cultural da história do automóvel está sendo apoiada pela UNESCO, que declarou 2016 como oficial o Ano do Antigomobilismo decretado pela FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos).

_ESC3197-40

Segundo o Presidente Rodrigo Mario Ruiz e Diretor de Eventos Eduardo Scaravaglione, em seus 36 anos de existência, o Veteran Car Club do Brasil – RS quer proporcionar um contato mais próximo entre os proprietários de veículos antigos e seus apreciadores. Desta forma o clube resgata e preserva a história através das gerações. É um trabalho constante, e este evento pretende ser o pioneiro de exposições mais frequentes, se possível, anual em Porto Alegre.

_ESC3120-29

Que venham cada vez mais exposições, pois desde o fechamento do Museu da Ulbra em Canoas, não temos a possibilidade de admirar tantas relíquias com conservações perfeitas. A importância é tão grande quanto a de encontros informais, onde temos os carros utilizados diariamente pelas pessoas com valor sentimental incalculável. São carros que, mesmo sem a originalidade mantida, são de grande estima pelo público e de imenso valor emocional ao proprietário. Enfim, o antigomobilismo encontra diversos públicos, dos puristas aos personalizadores, mas todos são grandes entusiastas da história automobilística mundial. Que assim permaneçam por décadas e futuras com tantos carros que serão os novos clássicos para gerações que virão!

Em breve, o 1º Encontro #f1ponto8s !!! Aguardem!

Veja mais fotos no Facebook e Instagram!

Textos e fotos: Marco Escada

setacompartilhe900x180px

Deixe sua mensagem