Depois de contarmos toda a história do Gol (clique neste link), desde seu motor boxer até o mítico GT, GTS e GTi, chegou a hora de ter todas as novidades do atual GT Concept! Reunimos as principais informações aqui para você saber tudo sobre esta que foi a maior sensação do Salão do Automóvel de SP em 2016, conforme comentamos neste link!

Finalmente a Volkswagen criou um Gol  da atual geração com pegada esportiva. Este conceito é assinado pelo estúdio de design da Volkswagen no Brasil, agora liderado por José Carlos Pavone:

  • para-choques alargados e com tomadas de ar maiores;
  • grade do tipo “colmeia” pintada em preto brilhante;
  • faróis full leds e projetores e faróis de neblina também em  leds
  • sinaleiras escurecidas;
  • pintura “cinza volcano” com detalhes vermelhos “Lava Red”;
  • teto e coluna B pintados de preto brilhante;
  • aplique preto fosco no meio da tampa do porta-malas e adesivo no vidro (alusivo ao Gol GT original, conforme contamos neste link);
  • aerofólio duplo está combinado à terceira luz de freio em friso integral;
  • rodas de liga leve aro 18″ com pintura diamantada, modelo “Serron”;
  • discos de freio nas 4 rodas com pinças vermelhas;
  • suspensão recalibrada;
  • bancos esportivos do tipo concha com o emblema e faixas dégradé, como na versão inspiradora de 1984;
  • aplique preto brilhante com a logo “GT” dividindo o painel;
  • saídas de ar de alumínio em desenho exclusivo, com os direcionadores de ar em formato tipo “colmeia”;
  • volante esportivo, com a base reta e o emblema GT gravado (semelhante ao do Golf GTI, mas com costuras vermelhas);
  • pedais e alavanca de câmbio possuem capa esportiva de alumínio;
  • soleiras de portas também trazem o logo “GT”;
  • painéis das portas com cortes horizontais nas telas do alto-falante e tweeters (localizados na base da coluna dianteira “A”) em referência ao primeiro modelo Gol GT;
  • compartimento porta-objetos com o logo “GT” e detalhes especiais no puxador e gatilho de porta.
Crédito da foto: QuatroRodas

Crédito da foto: QuatroRodas

A Volkswagen diz que não irá comercializar o modelo agora, por isso não se preocuparam com motor e mantiveram o original da versão de entrada atual (como é um exercício de design, os designers pegaram um Gol Trendline 2p e trabalharam para criar a versão especial). Porém o novo Gol GT deveria ter 1.0 TSI do Golf para que sua performance fosse tão boa quanto o visual sugere.

Crédito da foto: QuatroRodas

Crédito da foto: QuatroRodas

“O conceito vai à essência do Gol GT original, de 1984, com uma linguagem atual e moderna que traduz toda a esportividade da marca Volkswagen”, disse o executivo de design da VW, José Carlos Pavone. “O Gol GT Concept capta a aparência jovem para um modelo esportivo, e é um presente para os fãs da marca e para esta nova geração de entusiastas de automóveis”.

Por isso, nós da f1ponto8s fizemos questão de contar todo histórico do Gol no Brasil, com suas versões mais aclamadas! Isso é história, passado de geração em geração em nossas garagens!

“A inspiração foram os ícones esportivos da marca Volkswagen. Gol GT, GTS, GTi, Golf GTi, Golf R400… Tem o Golf GTE Sport, por exemplo. Então, a gente tem uma gama de carros do passado, do presente e do futuro que têm uma fonte quase inesgotável de referências que a gente pode usar para criar o nosso. É claro, respeitando a identidade do Gol.”, disse José Carlos Pavone em Entrevista à Auto Esporte.

Crédito da foto: QuatroRodas

Crédito da foto: QuatroRodas

A equipe levou cerca de quatro meses no projeto e mais dois meses e meio para construção do carro. Os estudos começam em 2D, desenhando, isso durou dois meses, mais ou menos. Não quiseram fazer a grade trapezoidal para não remeter aos modelos “R”. Portanto a inspiração veio do Golf, com um ‘W’ bem maior da boca. Existiam várias opiniões divergentes, mas no final prevaleceu o ideal de Pavone.

“E o tempo curto foi um desafio para o time todo, mas, ao mesmo tempo, o pessoal colocou tanta paixão nisso daí, principalmente pelo conteúdo emotivo que o carro tem. Muita gente que trabalhou nesse carro tem a minha idade, vai, eu tenho 30 anos, e cresceu nos anos 1989, o pai tinha o carro ou o tio. E, por ser um carro esportivo, naturalmente acaba se tornando um hobby, né? Não é trabalho. Se o cara fica lá até mais tarde, tenta e conserta… Até o último momento, eu estava ali pegando um ‘pelinho’ ou outro porque, inevitavelmente, nos anos que eu trabalhei na Alemanha, treinei meu olho para ficar chato.”, complementa.

Um conceito feito no estúdio do Brasil com o mesmo nível de qualidade dos alemães. Cada milímetro foi perfeitamente calculado para entregar qualidade. Precisava ser “top”, nas palavras dele.

“A proporção das bocas, os gráficos mais dominantes, o tratamento de cor e superfície. Isso é design, isso aí é transportável para qualquer tipo de plataforma, tipo de carro. Então, a gente usou a oportunidade para treinar e tentar perceber a reação do público e usar. Isso é trabalho nosso, né? Está ali, produto e a gente pode fazer uso a qualquer momento, então é isso que eu posso dizer.”, ele continuou em sua entrevista.

Crédito da imagem: CarBlog

Crédito da imagem: CarBlog

Como não poderia ser diferente, foi destaque na oitava edição do Bubble GunTraffen 2016, que ocorreu no novembro passado em Águas de Lindóia (SP), onde a VW apoia oficialmente este que é o maior evento de fãs da marca no Brasil. Rumores dizem que o GT teve a confirmada a produção comercial durante o evento, e que seria lançado no final de 2017. Vamos aguardar que se confirme esta afirmação…

Realmente teve muita lógica na criação deste conceito que remete aos lendários Gol GT, e esperamos que um dia possa se tornar um produto à venda nas concessionárias, para delírio dos fãs!

Texto: Marco Escada

Foto de capa: Ludmila Duarte