Este final de semana foi especial para os amantes da velocidade que puderam visitar Nova Santa Rita, cidade à 30 minutos de Porto Alegre. O Autódromo Internacional Velopark é uma referência na América Latina, com um circuito curto e uma longa reta, proporciona boas emoções em todas as categorias. E uma infraestrutura qualificada que acolhe muito bem todos os espectadores e também aos profissionais de imprensa.

Foram 4 categorias disputando as atenções: StockCar, Turismo, Marcas e Pilotos, além da Fórmula 3. Todas com disputadíssimas ultrapassagens e belas cenas para quem gosta do automobilismo nacional.

Preciso começar pela principal categoria do automobilismo nacional: O Campeonato Brasileiro e Sul-Americano StockCar, com novidades em um de seus carros. Os modelos Chevrolet tiveram o design da segunda geração do Cruze, que ainda não foi lançada no país (a primeira aparição pública deve ocorrer apenas no Salão do Automóvel, em novembro). Para ter um modelo global na competição, aposentaram a bolha do Sonic (que não está mais no país desde 2014). Todos os carros contam com motor V8 5.7 de mais de 550 cv e transmissão específica para competição. Teoricamente se aproximam da velocidade máxima de 350 km/h, mas nas condições de pista ultrapassam pouco dos R$ 220 km/h.

marco_escada-f1ponto8s-10

Pela quinta vez, o pole position aguarda o sinal verde!

Cacá Bueno largou da pole position, sua quinta no Velopark, o que o coloca como recordista nesta posição no autódromo. Além disso chegou à sua 34ª vitória, fato que o coloca como o terceiro maior vencedor da história da Stock Car (atrás apenas de Paulo Gomes, que tem 40, e Ingo Hoffmann, com sensacionais 77 vitórias). Os grandes vencedores do domingo foram, portanto, Cacá Bueno, da Red Bull (primeira corrida), e Diego Nunes, da União Química Racing (segunda corrida).

marco_escada-f1ponto8s-32

Primeira corrida acirrada!

Na primeira bateria Cacá liderou praticamente de ponta a ponta. Serra chegou em segundo, seguido de Marcos Gomes em corrida emocionante. Com o grid para segunda bateria invertendo os dez primeiros colocados da primeira, Diego Nunes ocupou o posto de pole-position. Em uma corrida com direito a SafetyCar reagrupando os carros, e muitas ultrapassagens (Rubens Barrichello e Denis Navarro trocaram de posição cinco vezes!), Diego Nunes conseguiu manter a primeira posição, seguido por Valdeno Brito e fechando o pódio com Átila Abreu.

marco_escada-f1ponto8s-28_2

Largada da segunda corrida.

A disputa pelo título conta com os pilotos Daniel Serra, que figura em primeiro com 37 pontos; Cacá Bueno na vice-liderança, com 34; Felipe Fraga em terceiro no campeonato com 31; Marcos Gomes, Diego Nunes e Átila Abreu, empatados com 29; seguidos de perto por Valdeno Brito e Rubens Barrichello que possuem 28 pontos; além de Denis Navarro que não fica muito longe com seus 25 pontinhos. Mas o restante dos pilotos tem à sua frente 10 etapas para pontuar, e nada está definido ainda.

marco_escada-f1ponto8s-40

Situação embolada!

Acompanhem também as demais categorias com matérias aqui no f1ponto8s. E se preparem para as emoções de 2016!

Fotos: Marco Escada

#f1ponto8s #Velopark #StockCar #Turismo #F3 #Marcas #corrida #esporte #autódromo #internacional #RS

setacompartilhe900x180px