A maior categoria do automobilismo brasileiro chegou ao fim da temporada 2016 no Autódromo de Interlagos, em SP. A Stock Car teve seu encerramento neste domingo, com uma corrida cheia de emoções da largada até a bandeirada com público lotando as arquibancadas.

O tão sonhado título ficou nas mãos de Felipe Fraga, pela Cimed Racing! Marcou história como o mais jovem campeão da história da principal categoria do automobilismo nacional, aos 21 anos de idade. No ano de 2014, em sua estreia na StockCar, chegou em primeiro lugar, sendo o piloto mais jovem a ganhar uma corrida, com então 18 naos. E apenas 2 anos depois marcou novamente, sendo o mais jovem campeão!

Crédito da foto: UOL

Crédito da foto: MotorSport

“Para mim parece que só terminou mais uma corrida. Eu ainda não sei o que estou sentindo, porque a ficha não caiu. Ganhar em cima do Barrichello deu um brilho ainda maior para o título. Pelo time e pelo trabalho que eles fizeram, foi mais do que merecido. Eles foram impecáveis durante todo o ano”, declarou o novo campeão da Stock Car, de apenas 21 anos de idade, logo ao terminar a corrida.

Crédito da foto: AutoBlogPV8

Crédito da foto: AutoBlogPV8

Na metade da corrida as nuvens de chuva chegaram de leve, molhando um pouco a pista de Interlagos. Alguns pilotos foram aos boxes para trocar os pneus slick pelos de piso molhado, incluindo Felipe Fraga. Como tinha rodado logo no início, Barrichello permaneceu na pista para tentar aproveitar essa posição sem ir aos boxes, caçando Daniel Serra na liderança – ele conseguiu sair de 18º e chegar em 2º no final da corrida!

Já Daniel Serra, que está saindo da RedBull depois de 10 anos – já que a patrocinadora não terá equipe em 2017 – e indo para a Eurofarma-RC, estava muitíssimo feliz em acabar muito bem a corrida e a temporada. A vitória colocou Serrinha na terceira colocação do campeonato, empatado com  Valdeno Brito. Na vantagem do critério de desempate está justamentea conquista da vitória neste domingo. Ricardo Maurício concluiu o pódio da prova final em terceiro lugar. Cacá Bueno, Julio Campos, Guilherme Salas, Rafael Suzuki, Guga Lima, Valdeno Brito e o campeão Felipe Fraga fecharam os dez primeiros da corrida final da temporada.

Crédito da Foto: Marco Escada / f1ponto8s

Crédito da Foto: Marco Escada / f1ponto8s

Cacá Bueno está três anos sem disputar títulos e no ano que vem irá para equipe Cimed, o que considera ser o início de uma boa e nova faze onde voltará a ser um candidato à campeão nos próximos anos. O pentacampeão teve sua pior performance, chegando em 12º no final da temporada. Ganhamos no Velopark, em Cascavel e fizemos três poles, mas salientou que atritos internos e falta de motivação do time após o anúncio de seu futuro contribuíram para má fase.

O vice-campeão, Rubens Barrichello fez um balanço da temporada. “Durante o ano nós tivemos os nossos probleminhas. Santa Cruz do Sul foi o nosso ponto mais baixo, porque apesar do pódio a gente só marcou 13 pontos naquela etapa, e o carro não estava legal. Depois dali foi um crescimento. A gente aprendeu muito, ganhou provas e foi chegando. É um ano positivo, apesar de tudo. Ano que vem vamos para cima”, afirmou também ao em entrevista ao término da prova.

Crédito da foto: Duda Bairros

Crédito da foto: Duda Bairros

O campeão Felipe Fraga está de contrato renovado com a Cimed Racing e recebeu um troféu especial pelo título, feito em impressão 3D pelo artista plástico Hermes Santos e que homenageia o pioneiro da aviação Santos Dumont.

Crédito da foto: Fábio Davini/Vicar

Crédito da foto: Fábio Davini/Vicar

CBA realizou um belo trabalho no ano, com todas as provas muito bem organizadas e seguras. Os amantes do automobilismo nacional tiveram  Campeonato Brasileiro de Turismo, Mercedes-Benz Challenge, Copa Petrobras de Marcas e Fórmula 3 Brasil.

A categoria principal teve transmissão ao vivo, com os motores V8 minuciosamente preparados pelas equipes! E toda a qualidade dos pilotos que pontuaram e mostraram que merecem estar na elite do automobilismo nacional!

E a equipe da f1ponto8s cobriu as etapas do sul do país, e continuará trazendo todas as novidades de dentro dos boxes em 2017!

Foto: Marco Escada

#f1ponto8s #StockCar #Brasil #2016 #MercedesChallenge #CopaPetrobrasDeMarcas #Formula3Brasil #Velopark

setacompartilhe900x180px

Deixe sua mensagem