Alguns dos incríveis carros de corrida de rua e de pista no Brasil estão expostos no Shopping Total, do dia 3 até dia 19 de agosto de 2018 na promoção “Na caranga com o seu pai”. Estão expostos em diversas áreas do histórico prédio deste shopping de Porto Alegre.

Realização do Veteran Car Club do Brasil RS e o do Shopping Total, que também são muito agradecidos a todos os proprietários desses antigos que concordaram em expor suas relíquias para contar um pouco dessa história. Agradecimentos especiais dos realizadores aos colecionadores Carlos Eugenio LeonardoTeodoro Janusz e Alexandre Fornari e todos os demais de igual importância. A promoção foi realizada para as pessoas escolherem alguns dos modelos de carros expostos de acordo com quais pais eles seriam (assim como diversos produtos dos lojistas), gerando uma boa interatividade com o público de todas as idades.

É um pequeno resgate com sete carros antigos de corrida que representam um pouco do que foram as corridas em “chão batido” até a Copa Classic da Confederação Gaúcha de Automobilismo! Passando por provas na capital do Rio Grande do Sul, como as 12 Horas de Porto Alegre em que as pessoas se reuniam na Curva da Padaria, Curva da Cavalhada, Subida dos Eucaliptos, Curva da Igreja na Vila Nova… Os 500km de Porto Alegre, no Circuito da Pedra Redonda, com a mítica Curva da Otto! Até as inaugurações dos circuitos de Tarumã, GuaporéSanta Cruz do Sul e o Velopark.

Chevrolet 1936 2.5 #1, de Carlos Eugênio “Ratão”, a última “carretera” a correr em pista de velocidade. (Carreteras eram os carros de corrida em estradas de terra, que eram tirados os paralamas e outras partes do carro para aliviar peso.) Este carro chegou a pegar fogo e o piloto ficou em estado grave, mas voltaram às pistas em grande estilo! Que pintura fantástica!

 

DKW 1951 #3, pilotado por Rogério Franz, participou de provas da Copa Classic em Tarumã e no Velopark, além do Rally dos Vinhedos em Bento Gonçalves. Integrou o grid ainda em corridas comemorativas de carros antigos de competição nos autódromos de Interlagos e Velo Cittá. Este modelo de DKW foi um dos primeiros a ser produzido, com a sua frente característica, de grade e posição dos faróis chamando a atenção!

 

SIMCA 1962 V8 #35 carro de competição dos anos 1960, foi pilotado pelo multicampeão gaúcho Breno Fornari (infelizmente já falecido, pai do piloto Antônio Miguel “Neni” Fornari) entre 1962 e 1966. Em maio de 1962, venceu a 1ª Prova das 12 Horas de Porto Alegre, no antigo Circuito de Rua do Bairro Cavalhada/Pedra Redonda, em parceria com Afonso Hock.

 

DKW 1964 #5 Faísca, do hepta campeão gaúcho Fernando Jaeger, que correu nas pistas de chão batido em Taquara, Caçapava e Arroio do Meio até aos anos 90 nas pistas dos autódromos para o qual este modelo exposto foi concebido. Originalmente um DKW Belcar, foi transformado em DKW de competição com mecânica e estrutura desenvolvidos pela própria Dekabrás.

 

DKW 1966 #88, do Teodoro Janusz, foi campeã com ele e é uma homenagem ao carro que correu as 12hs de 1972. O veículo competiu nos autódromos de Tarumã, Guaporé, Santa Cruz do Sul e Velopark. Participou de mais de 30 provas, com 25 primeiros lugares e 2 campeonatos regionais e um vice.

 

FNM JK Alfa Romeo 1969 #15 TIMB – Turismo Internacional Modelo Brasileiro – CUORE SPORTIVO! Correu com o campeão Luiz Fernando Costa (infelizmente falecido em 1990) de 1973 até 1976. Nas retas chegava a 200Km! Já não basta toda sua beleza de design (recentemente restaurado pela própria família) com a cor amarela, ainda é super veloz!

 

Fiat 147 #9 Glitz, um dos primeiros carros de corrida à álcool (que se tornaria combustível padrão na StockCar a partir de 2010), da antiga revenda FIAT, que fazia dois carros que participavam dos campeonatos Brasileiro e Gaúcho pilotados por Paulo Hoerlle e o nº 10 pelo Walter “Magro” Soldan – uma dupla com muitos troféus! O modelo exposto é uma réplica, que foi pilotado pelo Mauro Weck, na Fórmula Classic.

 

No domingo dia 19 de agosto, junto ao tradicional encontro de carros antigos que acontece mensalmente no Shopping Total, alguns antigos sairão em carreata pelas ruas de Porto Alegre! Certamente teremos mais carros históricos como Fusca, Ford T, Puma, Miura, Opala, Maverick, entre alguns importados clássicos… Participe dessa ação divertida e marcante aos apaixonados por antigomobilismo!!!

Parabéns ao pilotos e proprietários destas máquinas que fizeram a história do automobilismo gaúcho e nacional! O amor e coragem pelo esporte é passado de geração em geração, e precisam ser prestigiados e registrados em eventos como este e também nas pistas! Fotografe, guarde as recordações destas raridades que foram tão famosas nos autódromos!

Nós da f1ponto8s temos Oficinas Fotográficas, onde os assinantes podem acompanhar diversos eventos que cobrimos, assim como encontros e autódromos. Participe e venha aprender mais sobre fotografia e trocar experiências automotivas!!! Siga a fanpage no Facebook, no Instagram para ficar por dentro das novidades!

Texto e fotografias: Marco Escada

Fontes: Recomendadíssimos livros Das Pistas para a História Vol. 1 e 2 de Gilberto Menegaz, Paulo Lava, Roberto Giordani e Leandro Sanco; Blog do Sanco;  Blog do PassatãoEduardo Scaravaglione;  Veteran Car Club do Brasil – RS, Clube de Automóveis Antigos Rio Grande do Sul; e marketing do Shopping Total.

 

 

Deixe sua mensagem