A 1ª etapa do VP Series – Brasileiro de Arrancada 2017 foi um enorme sucesso! Além dos recordes de pista, teve recorde de público, com total de quase 40.000 pessoas circulando pelo Velopark! Arquibancada repletas dos dois lados da pista, com grande movimentação de expositores, participantes das equipes e todos os colaboradores que fizeram acontecer este histórico dia no autódromo de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. A pista teve alto investimento para que ficasse ainda melhor neste ano, com tratamento de composto de borracha vindo dos Estados Unidos. O resultado foi um grip muito maior, garantindo aderência dos pneus ao solo, para segurança de todos e tração dos eixos onde atuam os motores poderosos!

Arquibancadas repletas de um fantástico público de ambos os lados!!

Para quem gosta de adrenalina, borracha queimada, fumaça e ronco forte dos motores preparados para um  altíssimo torque, foi um prato cheio! Foram mais de 80 carros participando, quebrando recordes desde a noite de sábado e avançando pelas finais de domingo. Tudo com transmissão ao vivo pelo YouTube, diversos canais da internet e pelas redes sociais pelo pessoal da imprensa do Velopark. Veja nossa galeria de imagens na fanpage f1ponto8s do Facebook!

Diversos carros prontos para este tipo de evento, em diversas categorias como: Tração dianteira turbo; tração dianteira original; tração traseira aspirado; tração traseira turbinado; Pro-Mod (carros com carrocerias alteradas); e até os gigantes dragsters que ultrapassam os 400km/h. Cada um com sua dose de potência, podendo chegar acima dos 4.000cv! A aceleração tira o carro da imobilização e chega ao final da reta em entre 9 a 6 segundos, com velocidades acima de 300km/h. Claro que tudo depende das diversas categorias em que são classificados e os duelos são em equivalência de força. Mas nenhum Fórmula 1 seria páreo para eles em linha reta, pois possuem apenas uma décima parte de potência e menos da metade desse torque!

Tivemos alguns recordes de pista no Velopark, como o Opala que chegou a 310 Km/h em 7,868 segundos no final da reta!

4 Cilindros mais rápido do mundo – Cobalt que acelerou ano passado de 0 a 337Km/h em 6.7s, voltou a pista esse ano, mas não quebrou o recorde. Desta vez quem chamou atenção foi outro Cobalt americano, que também não fez o melhor tempo, mas por ter sido trazido dos EUA e preparado em poucos meses para estrear no Velopark, foi saudado com aplausos à emocionada equipe que tanto trabalhou para este momento.

Tudo sob rígido controle, dos mecânicos e pilotos que são extremamente profissionais e cuidam de cada detalhe para máxima performance e total segurança, até a equipe de organização do evento. Rodas, pneus são especialmente projetados para este tipo de competição, tendo a maior tração possível no eixo motriz, e o menor peso no eixo oposto (por isso largos pneus na tração e finíssimos pneus na outra extremidade do carro). O peso total do carro é aliviado, com substituição e eliminação de diversas partes do carro, para que tenha um melhor desenvolvimento na pista. Sem falar nos motores, com diversos componentes extremamente reforçados e superalimentados, gerando uma potência monstruosa em carrocerias de carros que eram usados nas ruas em seu projeto inicial.

Cada disputa que passa pela enorme reta do autódromo é acompanhada pelo público com grande entusiasmo, e em um piscar de olhos os carros cruzam o final do percurso gerando uma reação de vibração pelo vencedor. São duelos muito parelhos, com precisão dos pilotos para manter a tração correta e a trajetória em linha reta, uma vez que a falta de controle pode ocasionar acidentes gravíssimos. Mas a segurança e precaução da estrutura do evento está sempre a postos e todos os profissionais envolvidos são habilitados para que ocorra tudo da melhor maneira possível.

Portanto, fique de olho em nosso calendário e não perca a próxima etapa, 17 e 18 de junho com mais VP Series no Velopark! Um evento muito divertido de participar em família e com os amigos. Além das corridas, acontecem show de manobras com a Só Zerinho Moto Show, estandes com peças e mostras de carros preparados para alta performance, exposição de carros antigos, alimentação com food-trucks, entre outras atrações que divertem o público de todas as idades. Dica: levem protetor solar, boné, cadeira de praia e um bom chimarrão – e a câmera fotográfica, claro!

As fotos tentam passar um pouco do clima durante os três dias de evento, mas nada substitui a emoção de presenciar ao vivo os recordes sendo batidos, o ronco ensurdecedor dos motores e tentar acompanhar com os olhos os possantes rasgando a reta! Acredite, é como se o seu time fizesse um gol a cada 3 minutos… Você nunca perde!

Curta nossa galeira com mais de 130 fotos em nossa fan page do Facebook!

Fotos e Texto: Marco Escada