Nosso duelo entre Maverick e Opala esquentou quando dois donos dos clássicos resolveram mostrar seus possantes à f1ponto8s ! Obviamente isso tudo é uma brincadeira, pois ambos são verdadeiras lendas da indústria automotiva nacional. Mas, assim como em um GreNal, (e essas fotos foram realizadas no dia de um GreNal!) a flauta é divertida e o choro é livre!

MarcoEscada-2608

A começar pelo Yuri, dono de um Maverick 1976 LDO, 4 cilindros, que está calçado em belas rodas esportivas.

“Não tenho a intenção de ter um Maverick  igual ao da fábrica, quero ter o Maverick do Yuri.”

MarcoEscada-2841

Essa personalidade forte marca ambos os donos destes carros que participaram deste ensaio fotográfico. Afinal, Martinho, dono do Opala 1979, também 4 cilindros, coupé, tem a mesma opinião:

“Nossos carros são de uso diário, possuem melhorias para facilitar o dia a dia no trânsito.”

MarcoEscada-2873

No Opala do Martinho foram incluídos itens do De Luxe, foram instalados vidros elétricos, direção hidráulica, ar condicionado e até mesmo acendimento automático dos faróis (em razão da obrigatoriedade do uso de farol baixo nas estradas – mas ele desligou para nossas fotos!). O carro passou a ser uma relíquia de família, depois de muita insistência em conseguir a compra do vendedor que não respondia aos seus chamados. Quando, enfim, conseguiu comprar, passou a ser melhorado aos poucos. Na verdade o carro está no nome de sua esposa, que também adora dirigir, mas ambos possuem a paixão pelo Opala. Não maior que de seu filho, que ao saber que o avô possuira estes Chevrolet no passado, resolveu comprar um antes mesmo de tirar a carteira de motorista! Sim, ele estudou muito sobre a história do Opala e comprou um quatro portas que estava quase abandonado. Hoje ele já está na idade adulta, e o carro, logicamente, muito aperfeiçoado!

MarcoEscada-2387

Já o Maverick do Yuri possui a sua trajetória vinda do Paraná. Ao ver o anúncio do carro, resolveu barganhar com o proprietário. E levou! Viagens não são problema para este nosso amigo (em breve ele contará suas andanças pela América Latina!), portanto percorreu cerca de 1.000Km e trouxe o Ford rodando. Claro que precisa de umas melhorias e retoques na lataria, mas são “cicatrizes de guerra”, como ele mesmo diz. Pretende instalar novo estofamento, itens de conforto e manter a mecânica impecável. Assim, poderá realizar longos passeios, como bem gosta de fazer. E este carro parece ter nascido para isso!

MarcoEscada-2690

As características de ambos são semelhantes, como todos sabem: bom espaço interno, ótimos motores e um belo design muscle car. Mas e as diferenças? É isso que perguntamos para eles, pois queremos saber porque escolheram estes modelos entre tantos outros carros.

MarcoEscada-2516

Martinho se diz impressionado com a história que o Opala possui, afinal, seu filho leu muito a respeito e resolveu manter a tradição em família. São diversas versões ao longo de décadas, suas características desde o modelo mais comportado ao mais esportivo, do Diplomata e Comodoro ao SS 6 cilindros… Este é o quesito que mais emociona esta família de Opaleiros.

MarcoEscada-2823

Enquanto Yuri ficou completamente apaixonado ao ver um restaurado em uma vitrine de uma loja de carros. Como sempre gostou de carros antigos, pensava em ter seu Corcel I como sendo um pequeno muscle car. Porém decidiu ter um mais puro-sangue, um ícone dos esportivos nacionais. O fato de sua produção ter sido curta o deixa ainda mais raro, “um grupo mais seleto” nas palavras dele. Suas características, devido à fama dos GT V8, e até mesmo dos 6 cilindros, o fazem perder tempo cada vez que estaciona. “Todos querem informações, tirar foto, olhar o motor…” É o preço por ter um clássico deste estilo.

MarcoEscada-2553

Suas esposas acompanham as paixões dos maridos, e apoiam na conservação de suas relíquias. Afinal, todos sabem quem dá a última palavra em casa: a mulher, claro! E, neste caso, a palavra é pegar a estrada com um modelo estiloso! E que estilo possuem!

MarcoEscada-2353

E você: concorda com as declarações do Yuri e do Martinho?

O Maverick pertence mesmo a um grupo mais seleto?

O Opala possui mesmo um histórico mais marcante?

Qual dos dois é o mais bonito? Esta ficou difícil responder, não é…

Então peça opinião dos seus amigos Opaleiros e Maverickeiros!

MarcoEscada-2730

Quem sabe realizamos um encontro com donos de ambos para apreciarmos e debatermos sobre estes dois grandes representantes da história da indústria nacional!

Compartilhe, comente, curta mais fotos em nossa fan page do Facebook!

Textos e fotos: Marco Escada

setacompartilhe900x180px