Nosso duelo entre Maverick e Opala esquentou quando dois donos dos clássicos resolveram mostrar seus possantes à f1ponto8s ! Obviamente isso tudo é uma brincadeira, pois ambos são verdadeiras lendas da indústria automotiva nacional. Mas, assim como em um GreNal, (e essas fotos foram realizadas no dia de um GreNal!) a flauta é divertida e o choro é livre!
A começar pelo Yuri, dono de um Maverick 1976 LDO, 4 cilindros, que está calçado em belas rodas esportivas.
“Não tenho a intenção de ter um Maverick igual ao da fábrica, quero ter o Maverick do Yuri.”
Essa personalidade forte marca ambos os donos destes carros que participaram deste ensaio fotográfico. Afinal, Martinho, dono do Opala 1979, também 4 cilindros, coupé, tem a mesma opinião:
“Nossos carros são de uso diário, possuem melhorias para facilitar o dia a dia no trânsito.”
No Opala do Martinho foram incluídos itens do De Luxe, foram instalados vidros elétricos, direção hidráulica, ar condicionado e até mesmo acendimento automático dos faróis (em razão da obrigatoriedade do uso de farol baixo nas estradas – mas ele desligou para nossas fotos!). O carro passou a ser uma relíquia de família, depois de muita insistência em conseguir a compra do vendedor que não respondia aos seus chamados. Quando, enfim, conseguiu comprar, passou a ser melhorado aos poucos. Na verdade o carro está no nome de sua esposa, que também adora dirigir, mas ambos possuem a paixão pelo Opala. Não maior que de seu filho, que ao saber que o avô possuira estes Chevrolet no passado, resolveu comprar um antes mesmo de tirar a carteira de motorista! Sim, ele estudou muito sobre a história do Opala e comprou um quatro portas que estava quase abandonado. Hoje ele já está na idade adulta, e o carro, logicamente, muito aperfeiçoado!
Já o Maverick do Yuri possui a sua trajetória vinda do Paraná. Ao ver o anúncio do carro, resolveu barganhar com o proprietário. E levou! Viagens não são problema para este nosso amigo (em breve ele contará suas andanças pela América Latina!), portanto percorreu cerca de 1.000Km e trouxe o Ford rodando. Claro que precisa de umas melhorias e retoques na lataria, mas são “cicatrizes de guerra”, como ele mesmo diz. Pretende instalar novo estofamento, itens de conforto e manter a mecânica impecável. Assim, poderá realizar longos passeios, como bem gosta de fazer. E este carro parece ter nascido para isso!
As características de ambos são semelhantes, como todos sabem: bom espaço interno, ótimos motores e um belo design muscle car. Mas e as diferenças? É isso que perguntamos para eles, pois queremos saber porque escolheram estes modelos entre tantos outros carros.
Martinho se diz impressionado com a história que o Opala possui, afinal, seu filho leu muito a respeito e resolveu manter a tradição em família. São diversas versões ao longo de décadas, suas características desde o modelo mais comportado ao mais esportivo, do Diplomata e Comodoro ao SS 6 cilindros… Este é o quesito que mais emociona esta família de Opaleiros.
Enquanto Yuri ficou completamente apaixonado ao ver um restaurado em uma vitrine de uma loja de carros. Como sempre gostou de carros antigos, pensava em ter seu Corcel I como sendo um pequeno muscle car. Porém decidiu ter um mais puro-sangue, um ícone dos esportivos nacionais. O fato de sua produção ter sido curta o deixa ainda mais raro, “um grupo mais seleto” nas palavras dele. Suas características, devido à fama dos GT V8, e até mesmo dos 6 cilindros, o fazem perder tempo cada vez que estaciona. “Todos querem informações, tirar foto, olhar o motor…” É o preço por ter um clássico deste estilo.
Suas esposas acompanham as paixões dos maridos, e apoiam na conservação de suas relíquias. Afinal, todos sabem quem dá a última palavra em casa: a mulher, claro! E, neste caso, a palavra é pegar a estrada com um modelo estiloso! E que estilo possuem!
E você: concorda com as declarações do Yuri e do Martinho?
O Maverick pertence mesmo a um grupo mais seleto?
O Opala possui mesmo um histórico mais marcante?
Qual dos dois é o mais bonito? Esta ficou difícil responder, não é…
Então peça opinião dos seus amigos Opaleiros e Maverickeiros!
Quem sabe realizamos um encontro com donos de ambos para apreciarmos e debatermos sobre estes dois grandes representantes da história da indústria nacional!
Compartilhe, comente, curta mais fotos em nossa fan page do Facebook!
Textos e fotos: Marco Escada