Para quem nunca teve a experiência de dirigir um kart, fica a dica: pilote! Sim, pois o kart é feito para pilotar. Extremamente baixo, duro e curto, foi feito para andar no limite de sua velocidade e entrar em curvas rapidamente. Justamente por esses aspectos é que o kart é a porta de entrada para qualquer piloto, seja profissional ou amador.

Monoposto central, onde se enxerga o tanque de combustível, suspensões, rodas, motor… Tudo exposto junto ao piloto. (Crédito da foto: Marco Escada)

Como já diria Ayrton Senna: “- Se você já andou de kart, já andou de Fórmula 1.” Ele considerava o kart com as mesmas reações – guardadas as proporções de tamanho e potência – de qualquer outro monoposto de posição central de fórmulas de competição. E também afirma que o kart é “pure racing”, sem trapaças e politicagem das categorias maiores onde o patrocínio conta como fator decisivo nas equipes.

dsc_3926-5-2

Fã do Ayrton Senna, Luiz possui uma réplica do uniforme e se inspira no ídolo para correr cada vez melhor. (Crédito da foto: Marco Escada)

Existem dois tipos de experiencias a serem vivenciadas no mundo do kart: o autódromo ao livre (outdoor) e o circuito fechado (indoor). Ao ar livre geralmente a pista é maior, mais larga e com asfalto mais áspero e aderente. Também é possível chegar à velocidades maiores, dependo do motor e potência do carro. Já no circuito coberto o piso costuma ser mais liso e escorregadio, o que facilita “entrar de lado” nas curvas, mas dificulta a tração; além da pista ser comumente mais estreita e curta, com poucos pontos de ultrapassagem.

Piloto amador Felipe Freitas em seu próprio kart correndo em circuito aberto. (Crédito da foto: Idalício Umpierre)

Todos os grandes pilotos já passaram por esta categoria de entrada, seja desde crianças ou mesmo quando jovens, para ganhar experiência de realizar traçados em alta velocidade. Claro que para competições profissionais o carros são devidamente preparados para extrair o máximo de suas categorias, podendo chegar – acredite – próximo aos 200km/h! Evidentemente que um kart amador para curiosos não passa dos 60 km/h, por questão de segurança.

hamilton_kart

Pilotos sendo preparados desde as categorias de base, como o jovem Lewis Hamilton (Crédito da Foto: autodromodecuritiba.com.br)

 

sgm-engines-alonso

Alguns ainda gostam de relembrar e pilotam até hoje, como Fernando Alonso (Crédito da foto: SGM Engines)

Aliás, segurança é sempre a regra número 1 no automobilismo, e não seria diferente aqui. Qualquer lugar oferece capacete e proteção para costelas, e preferencialmente luvas e macacão. São uma proteção mínima para os possíveis acidentes que podem ocorrer. Por ele ser totalmente aberto, uma batida pode jogar o piloto para fora do carro ou até mesmo capotar e raspar a cabeça no chão. Por isso o capacete é item essencial.

dsc_3812-3-2Alta velocidade raspando junto ao piso e às proteções das curvas. (Crédito da foto: Marco Escada)

No mais, a diversão é garantida para os amantes de velocidade à motor. Rubens Barrichello estranhou ao sair da F1 e pilotar um StcokCar por não ver as rodas girando! E aqui você enxerga! A sensação de velocidade é ampliada pela falta de carenagem e por vermos o chão passando tão rapidamente e a poucos centímetros de nossos pés. A cada aproximação do carro da frente e a cada ultrapassagem sobe a adrenalina e ímpeto de querer mais e disputar a liderança! O pescoço, abdômem, ombros, braços, pulsos e mãos ficam cada vez mais tensos para aguentar a força G nas acelerações, freadas e curvas, e você pensa que deve se preparar mais para a próxima vez. As pernas e pés procuram a sincronia com os pedais para não perder aderência dos pneus e conseguir diminuir o tempo de volta. Você e a máquina são uma coisa só. É contagiante, e isso é o que proporciona um esporte: preparação física e mental para tentarmos chegar cada vez mais próximos da vitória!

Viva o esporte! Viva o automobilismo!

dsc_3988-9-2

Ficou com vontade de entrar em um? (Crédito da foto: Marco Escada)

E aí, vamos marcar nossa bateria de kart amador da f1ponto8s?! Assine e participe de eventos exclusivos!

Texto e foto de capa: Marco Escada

setacompartilhe900x180px