Curiosidades:

A Volkswagen, que também é conhecida como VW e Volks faz parte do grupo: Volkswagen AG. Este grupo foi fundado em 1937 pelo governo alemão com a denominação de Volkswagenwerk Aktiengesellschaft para a produção do Porsche Typ 60, posteriormente chamado de Volkswagen Typ 1 (também conhecido como Fusca, Carocha, Beetle, entre outros).

Em relação ao Volkswagen Scirocco, cupê que serviria de inspiração do Gol, foi apresentado ao público no salão de Genebra de 1974. Suas linhas retas e agressivas foram idealizadas por Giugiaro.

O desenho original do Scirocco foi uma das ideias do desenhista italiano que seriam utilizadas para o Golf, porém a Volkswagen descartou-a. O projeto foi então apresentado ao fabricante de carrocerias especiais da VW: a Karmann. Esta desenvolveu e lançou o produto como substituto para o velho conhecido, porém desgastado Karman Ghia.

Outro fato interessante, foi a influência da aquisição da Audi em 1965 pela VW, pois surgiram uma nova geração de sucesso de modelos da marca: Polo, Golf e Passat. O Golf fez tanto sucesso mundialmente que conseguiu superar as vendas históricas do Fusca. Em 1974 o modelo estreou com motor refrigerado a água montado transversalmente, desenho hatchback e tração dianteira, uma configuração diferente dos tradicionais Volkswagen e que dominada o mercado até hoje.

Também como curiosidade, no ano de 1985, o Gol, na versão LS, começou a ser equipado com o mesmo motor do Passat, o MD-270 (chamado: Motor Torque), refrigerado a água, 1.6L e com 80cv. A versão básica, chamada de BX, por ser mais barata ainda persistia com o arcaico motor: 1.6 refrigerado a ar (que durou até 1986). Em 1987 a evolução do motor refrigerado a água, MD-270, então agora chamado de AP – Alta Performance (devido a mudanças na altura das bielas) passou a equipar todas as versões do Gol.

Para os entusiastas automobilistas a nomenclatura GT/GTS é familiar aos olhos e ouvidos atentos. Não que seja um crime desconhecer o significado de cada sigla utilizada pelas montadoras (no nosso caso a VW), mas se você deseja entender um pouco mais desta reportagem, a lista abaixo ajudará a compreender o porquê de cada nome e qual a sua importância na história da Volks:

BX (Boxer): Versão do Gol motor boxer

Crédito da imagem: EncontraCarros

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CS (Confort Silver): Versão de entrada (anos 80)

Crédito da imagem: CarrosAntigos

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CG (Confort Gold): Versão intermediária entre o CS e o CD (anos 80)

Crédito da foto: Karangorama

Crédito da foto: Karangorama

CD (Confort Diamond): Versão top de linha (anos 80)

Crédito da imagem: Mitula

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L (Luxo): Versão de entrada (anos 80)

Crédito da imagem: AutoRealidade

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S (Standard): Versão de entrada (anos 80)

Crédito da imagem: MercadoLivre

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LS (Luxo Super):  Versão de luxo (anos 80)

Crédito da imagem: lunaticfringe

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GT (Gran Turismo): Versão esportiva (anos 80)

Crédito da imagem: Salão DoCarro

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GTS (Gran Turismo Sport): Versão esportiva (anos 80/90)

Crédito da imagem: QuatroRodas

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Crédito da imagem: GaragamDoBellote

Crédito da imagem: GaragamDoBellote

GTi (Gran Turismo Injection): Versão esportiva com injeção eletrônica (anos 80/90)

Crédito da imagem: QuatroRodas

Crédito da imagem: QuatroRodas

GTI 16v (Gran Turismo Injection 16 Válvulas): Versão esportiva com injeção eletrônica (anos 80/90)

Crédito da imagem: QuatroRodas

CL (Confort Luxo): Versão de entrada (anos 90)

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Crédito da imagem: Ricardo Tonet

Star 1.8: Versão intermediária entre o GL e o GTS (final dos anos 80)

Crédito da imagem: propagandasdecarros.com.br

GL (Grand Luxo): Versão intermediária entre CL e GLS (anos 90)

Crédito da imagem: MercadoLivre

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GLS (Gran Luxo Super): Versão top de linha (anos 90)

Crédito da foto: AutoAgora

Crédito da foto: AutoAgora

i (injeção eletrônica): foi muito utilizada pelas montadoras na década de 90 quando essa era novidade, deixou de utilizar carburador.

Crédito da imagem: OLX

Crédito da imagem: OLX

TSi (Turismo Standart Injection ): Substituindo o GTS na versão “bolinha”

Crédito da foto: TheSamba

Crédito da foto: TheSamba

Saiba mais sobre a versão GT e GTS em nossa matéria exclusiva!

Texto: Paulo Vinícius

Foto de capa: vwgolbxaircooled