Após todas as categorias apresentarem suas novidades, foi dada a largada para a temporada 2019 em diversos lugares do mundo! E nós ficaremos de olho especialmente às provas nacionais e regionais!

Historicamente, o país é um dos principais centros do esporte a motor mundial, berço de ícones internacionais como Senna, Piquet, Fittipaldi, Boesel, Barrichello, De Ferran, Massa, Castroneves, Tony Canaã e dezenas de outros heróis da velocidade. Vamos manter viva essa paixão por este esporte tão emocionante!

Campeonato Gaúcho de Super Turismo

Destaque para o CGST 2019: a categoria com o maior grid do estado! A previsão é de 30 carros acelerando no Autódromo Internacional de Santa Cruz, que recebe abertura da temporada nas pistas do Rio Grande do Sul.

A Super Turismo traz algumas novidades nesta temporada de 2019, novos pilotos e novos carros. Teremos mais uma prova no ano, passando de quatro para cinco etapas: duas em Guaporé, uma em Santa Cruz do Sul e duas em Tarumã, sendo que uma dessas de Tarumã será noturna. Além disso em 2019 terá o campeonato entre equipes e também o campeonato geral, com pontuação para os dez melhores colocados na prova.

Novos modelos estão chegando: Mercedes CLA/AMG, Maserati, Ford Focus, correrão entre outros como os Fiat Linea, Chevrolet Sonic e demais carros estarão acelerando juntos desde a primeira etapa do ano. (Crédito da imagem: página oficial do Facebook de CGST)

 

Para a categoria gaúcha mais tradicional do automobilismo já aconteceu a abertura da temporada 2019! O Marcas & Pilotos e a Copa Classic, com participação de Copa Fusca, começaram o ano no Velopark. A segunda etapa acontece em Santa Cruz do Sul, com certeza com muita adrenalina e emoção como já foi a prova anterior! O público sempre está presente nas arquibancadas e boxes, isso é que mostra o sucesso do automobilismo gaúcho!

Infelizmente tivemos uma triste notícia logo no início do ano com o falecimento de nosso grande campeão Cali Crestani. Oficialmente a categoria prestou mensagem de pesar: “Nós da Marcas & Pilotos estamos extremamente abalados pela perda de um grande companheiro na paixão pela velocidade. Fica a lembrança deste grande campeão e todos os nossos sentimentos e pensamentos para a família de Cali Crestani.” O piloto Luis Carlos Crestani, o Cali. Um apaixonado pelo esporte a motor, um grande amigo e talentoso piloto, multicampeão, que disputou várias categorias, desde as Fórmulas 1.6 e atualmente de Maserati no Gaúcho de Super Turismo e as longas provas de Endurance, muitas vezes sozinho a bordo do seu Tornado. Cali vinha lutando contra um câncer e, tamanha sua paixão, chegou a sair direto do tratamento para o cockpit.

Crédito da imagem: www.jeacontece.com.br

StockCar

A principal categoria do automobilismo nacional viverá a partir do dia sete de abril um ano de celebrações. Em 2019, a Stock Car realiza a temporada que comemorará os 40 anos do mais tradicional, popular e longevo campeonato de nível nacional do Brasil.

Crédito da foto: Marco Escada

A primeira etapa da temporada 2019 acontecerá no circuito gaúcho do Velopark, em Nova Santa Rita, e terá ainda outro fator histórico de peso: será a corrida número 500 da categoria, em uma série disputada ininterruptamente desde 1979. Os ingressos para essa prova, que já se coloca como um marco para os fãs do esporte, estão a venda nos canais oficiais.

O encontro terá três corridas: a “StockCar 500” será disputada a partir das 11h do domingo. Antes, os fãs poderão acompanhar duas provas da StockLight, no sábado, às 15h25 e no domingo, a partir das 8h25.

Um dos objetivos da temporada é entrar para a história da categoria com a vitória na “StockCar 500”, justamente a prova que acontecerá no Velopark. Os quatro vencedores “centenários” da Stock são Chico Serra (ganhador da StockCar 100, com o modelo Opala Hidroplás, em Interlagos, 1989), Xandy Negrão (StockCar 200, Omega Stock Car, Londrina, 1998), Cacá Bueno (StockCar 300, Mitsubishi Lancer Stock Car, Campo Grande, 2006) e Thiago Camilo (StockCar 400, Chevrolet Sonic Stock Car, Goiânia, 2014).

É a StockCar mostrando ao público que vale muito a pena estar presente em todas as etapas que puder nos autódromos brasileiros! Estaremos fazendo a cobertura no RS: Velopark, Santa Cruz do Sul e em Tarumã!!! E estamos com intenção de ir em outros autódromos do país, aumentando assim nossa cobertura!

Teremos surpresas como esta selfie?

Crédito da imagem: motorsport.com

Fórmula Indy

Crédito da imagem: grandepremio.com.br

Este ano a Fórmula Indy começou quente! Josef Newgardem venceu a corrida de abertura da IndyCar 2019, em São Petersburgo, depois de superar seu companheiro de equipe Will Power, o atual campeão Scott Dixon e o estreante Felix Rosenqvist, numa disputa acirradíssima!

Fernando Alonso vai correr com o número 66 nas 500 Milhas de Indianápolis deste ano, confirmou a McLaren, equipe que retorna para a corrida dois anos depois de sua primeira tentativa, na qual Alonso esteve na disputa pela vitória antes de uma falha no motor no fim da corrida obriga-lo a abandonar. Agora, a equipe anunciou que o espanhol usará o número 66 em homenagem à primeira vitória da McLaren em Indianápolis. Em 1972, Mark Donohue venceu a corrida em um M16 Penske, com o # 66 estampado em seu carro. Alonso está em busca da Tríplice Coroa do automobilismo, um feito alcançado por apenas um piloto – Graham Hill. Depois de vencer o Grande Prêmio de Mônaco há mais de uma década, Alonso obteve a vitória nas 24 Horas de Le Mans, vencendo com a Toyota, falta apenas as 500 Milhas de Indianápolis para o espanhol igualar o feito de Hill.

Piloto gaúcho Matheus Leist  completou 92 voltas nos testes de pré-temporada no Texas, ficando no top-15 entre os 25 pilotos que registraram tempo e a 1s2 do melhor tempo registrado nos dois dias de treino. Campeão da Fórmula 3 Inglesa em 2016 e vencedor de três etapas da Indy Lights em 2017, Leist agora concentrará seus esforços para a abertura do campeonato em São Petersburgo, circuito onde justamente fez sua estreia na Indy em 2018 conquistando o terceiro lugar no grid de largada. O piloto vê a equipe em processo de evolução para este ano.

Fórmula 1

A F1 recomeça após a pré-temporada, onde são testados os novos carros de 2019. Sim, eles trazem muitas novidades aerodinâmicas, principalmente devido às novas medidas das asas para mais downforce e ao Halo (espécie de Santo Antônio extra para proteger a cabeça do piloto de eventuais impactos). E precisaremos nos acostumar com esta proteção que ganhou apelido de “Havaianas”, pois já é obrigatória em todas as categorias fórmula. As novas regras incluem novos tipos de pneus que são ainda mais macios. Serão esses híbridos V6 turbo os carros mais rápidos de todos os tempos? Será que teremos novos recordes de pista neste ano?

Os destaques ficam por conta da Red Bull Racing que mudou seu fornecedor de motores. Depois de 12 anos de parceria com a Renault, esta ano migraram para a Honda! Será que os japoneses acertaram o motor para este ano, depois de desastrosas temporadas na McLaren? A Alfa Romeo que está mais presente do que nunca! Após mais de 30 anos de ausência a marca italiana está na F1 em 2019 no lugar da antiga Sauber, após manterem os dois nomes juntos em 2018. Se você não manja muito da história da F1, vale lembrar que a Alfa Romeo foi uma equipe bem tradicional na categoria: correu entre 1950 e 1985, e levou dois títulos (Giuseppe Farina em 1950 e Fangio em 1951).

Confira os pilotos e equipes inscritos para a temporada 2019 de Fórmula 1:

(Fonte e imagens: f1mania.lance.com.br )

Mercedes GP

Lewis Hamilton (Mercedes)
Foto: Williams West/ AFP

Valtteri Bottas (Mercedes)
Foto: William West/ AFP
Lewis Hamilton Valtteri Bottas

Ferrari

Sebastian Vettel (Ferrari)
Foto: Williams West/ AFP

Charles Leclerc (Ferrari)
Foto: Williams West/ AFP
Sebastian Vettel Charles Leclerc

Red Bull

Max Verstappen (Red Bull)
Foto: Williams West/ AFP

Pierre Gasly (Red Bull)
Foto: Williams West/ AFP
Max Verstappen Pierre Gasly

Renault

Nico Hulkenberg (Renault)
Foto: Williams West/ AFP

Daniel Ricciardo (Renault)
Foto: Williams West/ AFP
Nico Hulkenberg Daniel Ricciardo

Haas

Romain Grosjean (Haas)
Foto: Williams West/ AFP

Kevin Magnussen (Haas)
Foto: Williams West/ AFP
Romain Grosjean Kevin Magnussen

McLaren

Carlos Sainz (McLaren)
Foto: Williams West/ AFP

Lando Norris (McLaren)
Foto: Williams West/ AFP
Carlos Sainz Jr. Lando Norris

Racing Point

Sergio Perez (Racing Point)
Foto: William West/ AFP

Lance Stroll (Racing Point)
Foto: Williams West/ AFP
Sergio Perez Lance Stroll

Alfa Romeo

Kimi Raikkonen (Alfa Romeo)
Foto: Williams West/ AFP

Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo)
Foto: Williams West/ AFP
Kimi Raikkonen Antonio Giovinazzi

Toro Rosso

Daniil Kvyat (Toro Rosso)
Foto: Williams West/ AFP

Alexander Albon (Toro Rosso)
Foto: Williams West/ AFP
Daniil Kvyat Alexander  Albon

Williams

Robert Kubica (Williams)
Foto: Williams West/ AFP

George Russell (Williams)
Foto: Williams West/ AFP
Robert Kubica George Russell

E após os testes em Barcelona as demais equipes mantém as suas características: Mercedes deverá seguir na ponta como a melhor equipe, seguida pela Ferrari. A RedBull de motor Honda promete estar forte nesta briga. Daniel Riccardo mudou para a Renault, que é a grande expectativa do ano, e  deve estar na luta pelo pódio e vitórias! No segundo pelotão teremos a Haas de motor Ferrari que parece ter um carro semelhante à própria Ferrari do ano passado, ou seja, um carro ótimo; Toro Rosso de motor Honda deve manter a grande evolução de 2018, se mantendo nesta briga intermediária das equipes. No terceiro pelotão temos a Williams de motor Mercedes, que infelizmente parece estar caindo em rendimento em relação aos anos anteriores; e a McLaren, que é uma incógnita, mas com boa pretensão. E uma equipe totalmente nova: a antiga Force India que virou Racing Point e que está com o menor orçamento da F1. Que sejamos surpreendidos e tenhamos todas as equipes pontuando!

Espaço colaborativo 1ponto8: pronto pra vermos juntos a Fórmula 1 na TV!

E nós da 1ponto8 queremos assistir todas as etapas (exceto as noturnas) em companhia com os amantes do esporte! Se liga no calendário aqui na página e vem assistir em nosso próprio ambiente, com muita conversa entre fãs, comendo pipoca e quem sabe fazendo um churrasco!

Assine o canal gratuitamente (clique aqui) e vem com a gente!!!

Foto de capa: Marco Escada

Deixe sua mensagem