As viagens sempre nos revelam surpresas, até mesmo lugares impensáveis à beira da estrada. Pois se você pegar o destino da famosa Scharlau em São Leopoldo, percorrerá 24 kilometros, e em cerca de 20 minutos estará em uma garagem de volta ao passado! Aliás, são 3 galpões garagem que te levam à nostalgia com inúmeros itens automotivos antigos.

Imagem cedida por Bruno

Fique de olho ao ver um galpão amarelo com algumas decorações no topo e o letreiro Carros e Antiguidades! Se trata do Bruno Antiguidades, um antiquário automotivo que esta localizado em São Sebastião do Caí na RS 122 – Km 11 – N°: 629. Após passar por lojas de móveis rústicos, antigos, revendas de palets – muito em moda para mobiliário e decoração, ultimamente – você encontra um pequeno paraíso do antigomobilismo.

Lá tem de tudo para decorar uma garagem (clique nos links aqui para ver os valores e negociar diretamente com ele): bloco de motor antigo, calotas (do Chevette ao Charger), placas amarelas – com duas letras e lacre do DETRAN, lembram? – logotipos em metal, placas de trânsito, bombas de combustível… até placas de produtos antigosbebidas, roleta de ônibus, relógio ponto de cartão e barril de vinho é possível encontrar nos galpões! Tudo construído e reformado por eles onde funcionava uma antiga floricultura, e talvez por isso tenham belas árvores e muito gramado no grande terreno.

Poster com retrato do Marcos provando sua paixão por carros antigos desde jovem!

A história vem de longa data, pois Marcos, o pai de Bruno, já adorava carros antigos e trabalhava com comércio destes veículos nos anos 70. Na época, os antigos eram carros da década de 40 e 50, existiam poucos exemplares e nem todos gostavam destes pesados e pouco práticos veículos. Mas aos poucos a revenda de carros perto do centro da cidade e da estrada foi dando certo, afinal era visto por todos transitavam por lá. Porém uma nova estrada foi construída, alterando o trajeto de quem passava na região, e por isso Marcos acabou trocando de endereço para outro terreno, desta vez à beira da nova estrada! Por estar sempre no mercado automotivo ele acabou tendo muitas peças e decorações de todo tipo de carro para negociar com seus clientes. Neste local Bruno cresceu e como não poderia ser diferente se tornou  fã de carros antigos – que agora também são da década de 60 aos anos 90.

Seu Plymouth Belvedere 1957 é realmente algo muito raro de ser encontrado, assim como o Ford galaxie 500 1967 e o Dodge Charger R/T 1976. Mas também já começa a ficar difícil de encontrar em perfeito estado um luxuoso Tempra Ouro ie 16v 1996, que está aguardando o dia em que será novamente cobiçado como fora em seu lançamento. Assim é a vida de antigomobilistas em que Bruno e Marcos passam aos seus visitantes, com a cultura de prestigiar o passado valorizando o presente para ser lembrado no futuro!

As peças de carros, rádios, placas e demais itens das décadas passadas estão misturadas, não importando se já são consideradas raras ou não. Afinal, tudo um dia será relíquia, o tempo é que nos dirá que uma comum lata de óleo nos trará lembranças de um passado saudoso. E isso tudo tem seu valor. Por isso eles preservam e vendem tudo que está lá, pois tudo tem seu preço. Ainda bem que existem pessoas assim, para manter viva a história de tudo que envolve a indústria automotiva!

Faça este passeio e visite o local, pois certamente terá lembranças dos saudosos tempos em que carros e garagens eram como obras de arte. E quem sabe inspire a colecionar algo… Nunca é tarde para começar!

Contato: Bruno Antiguidades – Fones: Marcos (51) 9.9845.8630 – Bruno (51) 9.9586.1618 – E-mail : bruno.v8mopar@gmail.com

Fotos e texto: Marco Escada

 

Deixe sua mensagem