Gramado e Canela, lindas cidades da serra gaúcha, tornaram-se a sede do maior encontro de Landeiros de todo Brasil, e a partir de agora de toda a América Latina: 8º encontro AMIGOS LAND ROVER e  1º Encontro SulAmericano! O evento aconteceu no Hotel Fazenda Pampas, que dispõe de mais de 15 hectares e acomodações em apartamentos, cabanas no formato de pipas de vinho e camping.

dsc_4904-19
Um encontro familiar, onde são 3 pessoas em média por carro, ou seja, uma casal com um filho. No camping com cerca de 80 barracas inscritas no evento fica evidente esse clima, com as barracas montadas sobre os carros e as cadeiras próximas como se fosse todos vizinhos de muitos anos – e alguns acabaram de se conhecer! São coisas que os Landeiros proporcionam, pois em 8 anos de evento nunca teve nenhuma confusão, sempre foi tudo muito tranquilo e amigável!

dsc_4728-2

Passeando pelo local com cerca de 30 expositores foi possível ver a paixão pela marca: além de peças e acessórios, também tinham roupas, souvenirs e até mesmo trailers para equipar seus Land! Praça de alimentação, palestras e shows também estavam no cronograma do evento. Além, é claro, dos passeios e da pista off road!

dsc_4930-26

O evento que já é um dos maiores encontros já realizado nas Américas, totalizando 449 carros inscritos de todas as regiões do Brasil, além de alguns da Argentina, Uruguai e até mesmo um viajante da Polônia, contabilizando cerca de 1.400 pessoas nos carros e algo próximo a 5.000 pessoas circulando para aproveitar a estrutura organizada.

dsc_4759-6

Felipe Opitz, um dos organizadores do evento (membro do Amigos Land Rover), diz que sua paixão começou quando era muito jovem, ao assistir ao Camel Trophy e os clássicos Land Rovers amarelos, desbravando savanas africanas em meio à lama, água, terra ou mato… Conseguiu comprar sua primeira Defender em 2001 e de lá pra cá ficou cada vez mais fá da marca. E isso certamente é comum entre muitos entusiastas da marca, e essa emoção é transmitida em todos os seus modelos. E hoje consegue promover um lindo evento proporcionado pelos AmigosLandRover que ficou marcado na história.

dsc_5028-40

Os donos de Land Rover’s se dizem tranquilos em encontrar peças e mecânicos em qualquer lugar do mundo, pois é o carro mais utilizado para longas viagens. Mesmo tendo sua matriz na Inglaterra, é um carro de fácil acesso em qualquer lugar. Os valores da manutenção é que pode variar, sendo considerado alto no Brasil.

dsc_5281-62

“Não diferente de qualquer outro carro importado, precisa realizar manutenção preventiva. Assim ele é um dos veículos mais robustos que existe, devido ao seu nível de qualidade.”

Assim afirmou Fernando Bamberg, proprietário da Oficina Box 08, uma das apoiadoras do evento. Ele foi uma das atrações do evento, ao terminar uma restauração em um Serie 1 1952 lá no seu estande, e dando a primeira volta com ele pronto com a família de seu proprietário. Emoção à flor da pele! Além deste Serie 1 também tinham outros dois: um no estilo RAT, de também de 1952 e um modelo de colecionador de 1951. Raridades que um evento como este proporciona para tirarmos fotos lado a lado com estas relíquias!

dsc_5189-53

A união de apaixonados pela Land Rover de toda América Latina se mostra presente neste evento, assim como acontece em diversos lugares do mundo. Sim, os Landeiros do mundo todo são muito unidos, e isso é demonstrado até mesmo ao se cruzarem nas estradas e darem aquela tradicional piscada de faróis. É uma comunidade, e o espírito aventureiro de viagens se mostra forte quando algum Landeiro se encontra com dificuldades com seu carro; é comum outros motoristas de Land pararem e prestarem assistência.

É como uma família, e isso acontece com este tipo de carro tão distinto dos demais veículos e marcas, assim como acontece com os fãs das motocicletas Harley Davidson.

dsc_5115-47

A fama de viagens expedicionárias, voltas ao mundo ou rallys ficou muito fixada nos Land Rover, e por isso chamam atenção por onde passam, como se estivessem sempre realizando algo difícil para os carros comuns. Mas muita gente tem eles como veículos de dia a dia, podendo passar tranquilamente por buracos de nossas estradas e alagamentos de nossas cidades com muita segurança.

dsc_5150-50

Todos já estão ansiosos para o próximo encontro! Seguirá em 2017 para SP, onde ocorrerá nova Tentativa Oficial do Guinness Book! E em 2018 para Mendonça, na Argentina, onde será o 2º Encontro SulAmericano.

dsc_5267-60

A equipe está toda de parabéns, que sigam por muitos anos este evento que marca a vida de tantas pessoas de todas as gerações!

dsc_5289-63

Eurobike, umas das apoiadoras do evento, levou modelos para showroom e testdrive. Os mais recentes lançamentos ao lado de históricos Serie 1!

Veja mais fotos em nossa fanpage do Facebook!

Em breve, um histórico desta lenda sobre rodas para os assinantes aqui na f1ponto8s!

Crédito das fotos: Marco Escada

Compartilhe!

Deixe sua mensagem