Inaugurou hoje em Porto Alegre o maior evento de exposição de carros antigos do estado, um dos maiores da América Latina! A entrada é franca, não deixe de visitar e fotografar muito! Neste ano são cerca de 115 carros e 40 motos, além de diversas bicicletas antigas.

A exposição II VeteranCarClub vai até 19 de novembro de 2017, e fica aberto diariamente no estacionamento do 4º andar do Shopping Bourbon Wallig (Av. Grécia, nº 1500, esquina Assis Brasil) em Porto Alegre, de segunda a sexta das 18h às 22; sábado das 10h às 22hs; domingo e feriado das 11h às 20h.

Nós da f1ponto8s convidamos para fazer esse passeio juntos na nossa Oficina de Fotografia! Entre em contato pela nossa fanpage do Facebook ou assine nosso site neste link!

Apesar de estar cada vez mais comum nos finais de semana e existirem diversos encontros de carros antigos, e até mesmo exposições no interior do Rio Grande do Sul, não é tão comum uma grande exposição na principal metrópole do estado, com curadoria cuidadosa e carros selecionados pelo ótimo estado de conservação. É museológico, histórico e preciso todos os dados de cada carro exposto, sendo a maioria de placa preta – que significa ter 90% de sua originalidade restaurada.

O evento traz veículos antigos a partir da década de 20 até a década de 80! Em sua grande maioria carros raros e clássicos, mas também encontrará motos e até mesmo bicicletas raras. Não esqueçam de colocar #IIVeteranCarClub nas postagens em redes sociais! 🙂

Os visitantes poderão fotografar (sim, nossa outra paixão: a fotografia!), além de carros históricos do início da indústria automotiva, esportivos famosos (importados e nacionais), carros de rally de resistência (endurance), jipes militares da 2ª Guerra Mundial e até mesmo Hot Rods (veículos com transformações radicalmente esportivas em modelos antigos).

A iniciativa é do Veteran Car Club do Brasil RS, que surgiu em 1979 com a intenção de preservar o patrimônio cultural e mostrar a evolução do design automotivo. Hoje possui mais de 300 associados e faz parte da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). A importância cultural da história do automóvel está sendo apoiada pela UNESCO, que declarou o 2016 como oficial o Ano do Antigomobilismo decretado pela FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos). Portanto 2017 é uma extensão deste compromisso histórico de preservar os carros que marcaram o desenvolvimento da humanidade.

Segundo o Presidente Rodrigo Mario Ruiz e Diretor de Eventos Eduardo Scaravaglione, em seus 36 anos de existência, o Veteran Car Club do Brasil – RS quer proporcionar um contato mais próximo entre os proprietários de veículos antigos e seus apreciadores. Desta forma o clube resgata e preserva a história através das gerações. É um trabalho constante, e este evento é pioneiro, com exposição desta magnitude de uma a duas vezes por ano em Porto Alegre.

Que venham cada vez mais exposições, pois desde o fechamento do Museu da Ulbra em Canoas, não temos a possibilidade de admirar tantas relíquias com conservações perfeitas. A importância é tão grande quanto a de encontros informais, onde temos os carros utilizados diariamente pelas pessoas com valor sentimental incalculável.

São carros que, mesmo sem a originalidade mantida, são de grande estima pelo público e de imenso valor emocional ao proprietário. O antigomobilismo encontra diversos públicos, dos puristas aos personalizadores, mas todos são grandes entusiastas da história automobilística nacional e mundial. Que assim permaneçam por décadas futuras com os carros que serão os novos clássicos para gerações que virão!

Fiquem ligado também nos Encontros #f1ponto8s !!!

Veja mais fotos na nossa fanpage do Facebook e Instagram!

Textos e fotos: Marco Escada

setacompartilhe900x180px