Foi um final de semana de muita adrenalina, borracha queimada, fumaça e ronco altíssimo dos motores preparados para um torque absurdo! A 1ª etapa do VP Series – Brasileiro de Arrancada foi sensacional, proporcionando muita empolgação ao público presente em dias que alternaram sol e chuva com períodos nublados.

Os carros específicos para este tipo de evento, como os dragsters, possuem uma potência média de 4.000cv, desenvolvendo uma aceleração capaz de tirar o carro da imobilização e chegar ao final da reta em menos de 7 segundos em uma velocidade acima de 300km/h. Claro que tudo depende das diversas categorias em que são classificados e os duelos são em equivalência de força. Mas nenhum Fórmula 1 seria páreo para eles em uma reta, pois possuem apenas uma décima parte de potência e metade desse torque!

_ESC2910-3

Burnout alucinado: muita borracha queimada para total grip na pista!

Tivemos alguns recordes de pista neste mês de abril no Velopark, como o 4 Cilindros mais rápido do Brasil – Cobalt que acelera de 0 a 337Km/h em 6.7s! Portanto, quem gosta de vivenciar a história do automobilismo brasileiro não pode perder este tipo de evento, que sempre promete surpresas.

Para que tudo fique sob controle, os mecânicos e pilotos são extremamente profissionais e cuidam de cada detalhe para máxima performance e total segurança. As rodas e pneus são especialmente projetados para este tipo de competição, tendo a maior tração possível no eixo motriz, e o menor peso no eixo oposto (por isso largos pneus na tração e finíssimos pneus na outra extremidade do carro). O peso total do carro é aliviado, com substituição e eliminação de diversas partes do carro, para que tenha um melhor desenvolvimento na pista. Sem falar nos motores, com diversos componentes extremamente reforçados e superalimentados, gerando uma potência monstruosa em carrocerias de carros que eram usados nas ruas em seu projeto inicial.

Cada disputa que passa pela enorme reta do autódromo é acompanhada pelo público com grande entusiasmo, e em um piscar de olhos os carros cruzam o final do percurso gerando uma reação de vibração pelo vencedor. São duelos muito parelhos, com precisão dos pilotos para manter a tração correta e a trajetória em linha reta, uma vez que a falta de controle pode ocasionar acidentes gravíssimos. Mas a segurança e precaução da estrutura do evento está sempre a postos e todos os profissionais envolvidos são habilitados para que ocorra tudo da melhor maneira possível.

_ESC3053-6

Tração traseira: alinhados aguardando o sinal verde!

Portanto, fique de olho em nosso calendário e não perca as próximas etapas, pois é um evento muito divertido de participar em família e com os amigos. Além das corridas, acontecem show de manobras, exposição de carros de diferentes tipos, alimentação com food-trucks, entre outras atrações que divertem o público de todas as idades. Dica: levem protetor solar, boné, cadeira de praia e um bom chimarrão – e a câmera fotográfica, claro!

_ESC3833-39

Cada décimo de segundo é importante no final da reta!

As fotos tentam passar um pouco do clima durante os três dias de evento, mas nada substitui a emoção de presenciar ao vivo os recordes sendo batidos, o ronco ensurdecedor dos motores e tentar acompanhar com os olhos os possantes rasgando a reta! Acredite, é como se o seu time fizesse um gol a cada 3 minutos… Você nunca perde!

Curta nossa galeira de fotos em nossa fan page do Facebook!

#f1ponto8s #VPSeries #BrasileiroDeArrancada #Velopark

 

Deixe sua mensagem