A f1ponto8s teve o privilégio de ter sido convidada pela Dekabras para viajar até Poços de Caldas/MG para o 15º Blue Cloud – Encontro Nacional de Veículos DKW-Vemag (um dos maiores encontros de DKW do mundo!) O nome, traduzido do inglês, é “Fumacinha Azul”, pois o motor 2 tempos de 3 cilindros dos DKWs tem a característica de queimar óleo junto com o combustível e lançar esta fumaça típica pelo escapamento. Desde 2010 o evento acontece na cidade mineira, em pleno Parque José Affonso Junqueira. Este local, aliás, já se confirmou entre os antigomobilistas, pois além do Blue Cloud, também acontecem os encontros anuais do Clube do Automóvel Antigo de Poços de Caldas – e fomos firmemente convidados a estar lá em 2018! Aguardem!

A Dekabras é uma das únicas fabricantes de peças novas para mecânica DKW – com alto nível de qualidade, mantendo inclusive os materiais utilizados nas peças dos motores originais – e fica sediada em São Leopoldo/RS. Foram mais de 1.300km, cerca de 20 horas de viagem cruzando os estados do RS, SC, PR e SP para chegar à Poços de Caldas em Minas Gerais. Eles já estiveram presentes em diversas edições, sempre levando seus DKWs rodando pelas estradas do Brasil. E vem mais viagens e encontros por aí, pois quando o assunto é “a pequena maravilha” (tradução livre da sigla da fábrica alemã), eles não medem esforços em manter viva a cultura do primeiro carro produzido no Brasil.

Saímos da Dekabras (juntamente com Fernando e Matheus Jaeger, fundadores da empresa) antes do sol raiar na quarta-feira e chegamos à praça do evento na madrugada de quinta-feira. A cidade dormia enquanto pensávamos em como estaria cheio aquele lugar no final de semana que se aproximava. E assim que o dia raiou já chegavam mais DKWs e cegonhas com preciosidades de toda parte do Brasil e América Latina. Os diversos stands do “mercado de pulgas” já vendiam suas peças, antiguidades, miniaturas, objetos de decoração e vestuário com a temática automotiva… além do palco que ficava pronto para receber as atrações musicais nos 4 dias de evento. Não podemos deixar de citar a excelente cerveja artesanal Gorillaz, que era servida no Bar Taberna Old Time em frente ao palco.

Nessa edição de 2017, o Blue Cloud homenageou o centenário do nascimento do inesquecível ‘RINO’ Malzoni e suas criações: DKW Malzoni e Puma GT DKW. Foram veículos que marcaram os anos dourados do automóvel no Brasil, desde a bravura nas pistas até a elegância de andar nas ruas. Esteve presente o Kiko Malzoni, filho e tutor do legado deixado pelo seu pai. Foi uma bela homenagem que teve diversos modelos expostos deste esportivos dois lugares que chamam muita atenção por onde passam. Tive a oportunidade de entrar em um destes exemplares e é emocionante a sensação de ser um “piloto” com sua posição de guiar super-esportiva.

O evento possibilitou passeios de ‘Táxi DKW’ com o público participante – inclusive um casal que acabara de celebrar o matrimônio e tiveram este momento inesquecível num dia tão especial para eles! Animando muito o público presente tiveram diversos shows, entre eles Elvinho (cover mais famoso no Brasil do artista Elvis Presley) e discotecagem ambiente com rock´n roll de alta qualidade. Na noite de sexta-feira teve o tradicional Jantar e Show no Palace Hotel (com exclusividade para os participantes do Blue Cloud e convidados).

No sábado pela manhã aconteceu o Blue Cloud ‘ÜBER ALLES’: um passeio até o Cristo Redentor da cidade, conduzido pelo organizador Eduardo Alvisi, para apreciação da vista panorâmica urbana e o mar de montanhas que emolduram Poços de Caldas! Tive o prazer de ir à bordo de uma Vemaguet 1964 – Primeira Série do participante Paulo Simões, subindo o morro logo atrás de outros 10 DKWs e foi um momento que certamente ficou gravado na memória!

Mas claro que o ponto alto do evento eram os mais de 100 DKWs presentes, em seus diversos modelos (Belcar, Vemaguet, Pracinha, Fissore, Candango além dos já citados Malzoni e Puma GT) que foram fabricados no Brasil de 1956 a 1967. Além de alguns importados como o Coupé 2 portas Sonderklasse (muito luxo alemão com motor 3 cilindros dos demais DKWs, mas com sistema de câmbio Saxomat semi-automático e outros luxos como um sistema de som anterior à fita-k7, que inclusive ligava um pequeno tocador de vinil para quando estivesse estacionado!) …

…e o utilitário Schnellaster (um furgão de motor 2 cilindros, que chamou muita atenção no evento por ser raríssimo nos dias de hoje). Ambos são carros quase únicos no Brasil.

Tivemos o prazer de conhecer diversas pessoas da organização e dos criadores do evento, entre eles o repórter automotivo Flávio Gomes, que além de excelente profissional é a simpatia em pessoa. Foram tantas novas amizades que fica difícil escrever o nome de todos aqui, mas com certeza foram ótimas conversas e planos para novas visitas que só o antigomobilismo pode proporcionar.

O evento encerrou no domingo, com o Blue Cloud Rock Band’s Festival, onde diversas bandas de rock clássico e blues fizeram seus shows no palco principal com oferecimento do Bar Taberna Old Time. Muitas pessoas da cidade e arredores tiveram o prazer destas noites com muita música e acabaram conhecendo um pouco mais sobre os DKWs expostos que a cada ano atraem mais visitantes.

Parabéns a todos os idealizadores, organizadores e equipes que trabalham para manter a Blue Cloud já por 15 anos, e que seja um sucesso por mais algumas décadas! É parte viva da história deste ícone nacional que é o DKW!

E muito obrigado ao Fernando Jaeger e Matheus Jaeger por convidar e dar a honra de estar ao lado da Dekabras nesta viagem e evento. Nossa parceria está apenas começando, temos um futuro promissor pela frente, se Deus quiser!

Veja mais imagens em nosso álbum da fanpage f1ponto8s no Facebook, clicando aqui!

Fotos e textos: Marco Escada